Este importante prédio da cidade de antes da independência foi provávelmente construído em 1960/61. A informação sobre arquitectura, construção e utilização do prédio disponibilizada pelo SIPA é condensada ao fundo desta mensagem.
Actual Hotel, ex Prédio Funchal. |
Como esta em cima, outras boas imagens do Prédio em 2010 disponíveis em
http://fotosmozambique.blogspot.lu/2011/09/maputo-16112010.html
Nivel do solo do Prédio Funchal em declive.
Foto alamy com o Prédio Funchal ao fundo |
A foto de cima dá uma perspectiva interessante na direcção Norte-Sul. Em primeiro plano está um espectacular edifício streamline na actual Av. Min, antiga Andrade Corvo.
Do mesmo ângulo mas visto de mais próximo:
Vista para sul - sudeste ao sol poente - fim da tarde |
Na esquina com a Av. Min. antiga Andrade Corvo surgiu novo edifício ocupando terreno devoluto nos anos 70 |
Lourenço Marques com o Prédio Funchal ao lado da Catedral Católica.
No canto inferior direito o Hotel Clube (agora pintado de azul). Reclame Pepsi ao fundo.
|
A Catedral ainda sem o Prédio Funchal ao lado |
O antecedentes desta zona desde o fim do século XIX até aos anos 40 do século XX (20) foram explicados "minuciosamente" pelo HoM em centenas de mensagens das quais destaco esta.
Interior do Hotel há tempos |
No tempo antes da independência o prédio (ou parte dele) foi utilisado como messe da Força Aérea. Suponho que estas decorações são ainda desse tempo (antes de 1975).
Sumário de informação no SIPA
Edifício Funchal / Hotel Rovuma, IPA.00031748
Edificio para repartições públicas de cariz modernista, do século 20.
Descrição: Edifício de 10 pisos com planta rectangular, com fachadas rectilíneas orientadas a Oeste e Este. Na face principal (O.) apresenta, ao nível dos 5 pisos superiores varandas inseridas na fachada.
Enquadramento: Urbano, isolado, situa-se na face O. (voltada para a Praça da Independência) do quarteirão delimitado a N. pela Avenida Ho Chi Minh, a O. pela Praça da Independência, a S. pela Rua da Rádio e a E. pela Avenida Vladimir Lenine. À sua frente localiza-se a Catedral e nas proximidades o edifício do Conselho Municipal, o Centro Cultural Franco-Moçambicano e o edifício das Telecomunicações de Moçambique.
Cronologia: entre 1956 e 1960, data provável *1 do estudo de conjunto do arquitecto João José Tinoco para a Praça da Independência (antiga Praça Mousinho de Albuquerque), propondo um novo conjunto edificado em todo o redor da praça e início da actual Avenida Samora Machel (antiga Avenida D.Luís I), com um sistema de blocos em altura, entre si paralelo e assentes em pilotis. Este projecto contemplava a construção do Prédio Funchal; data provável da construção do edifício, o único do plano de Tinoco a ser concretizado; instala-se no local a 13.ª Conservatória do Registo Civil;
*1 - o arquitecto João José Tinoco chega em 1956 a Maputo, aí ficando até 1975.
NB: Não foi ele que desenhou o prédio, só fez o estudo para este lado da Praça.
*1 - o arquitecto João José Tinoco chega em 1956 a Maputo, aí ficando até 1975.
NB: Não foi ele que desenhou o prédio, só fez o estudo para este lado da Praça.
Comentários
falo dessa dúvida mas os senhores do SIPA é que o disseram e são profissionais que consultam documentos. Dou-lhes o benefício da dúvida e o que faço por agora é reflecti-la aqui também.
O inicio da construcçao deste edificio foi mediado o ano 1961, se bem que no ano 60 havia já um principio de escavaçao que nivelava o terreno onde foi feita a construcçao. Eu vivía na Rua das Mahotas e passava todos os días por ali para ir e vir do trabalho na baixa. Aproveito para lhe recomendar, se possivel, uma volta pela rua das Mahotas pois havia ali umas edificaçoes de corte moderno muito bonitas. Ambanine.