Os emissores do Rádio Clube de Moçambique eram na Matola. Havia a necessidade dos emissores estarem num grande terreno livre pela potência das emissões e pelas frequências usadas para algumas das emissões (ondas longas) que precisam de antenas extensas.
Essas necessidades deixaram de existir técnicamente com o início das transmissões em FM e com alterações organisativas. O Rádio Clube de Moçambique passou a Rádio Moçambique do estado em 1975.
Estas instalações parecem ter sido abandonadas há muito. Como se pode ver em baixo esta zona, que se mantém igual ao que era talvez desde a construção da sede do Rádio Clube por volta de 1950, deverá brevemente ser totalmente transformada. Fica aqui a memória possível.
Os emissores do RCM dos anos 50 com o aspecto original |
|
Em 2010 foi anunciada a reconversão deste terreno para um grande empreendimento comercial e habitacional no valor de USD 200 milhões. No terreno foram feitos novos arruamentos mas o progresso do projecto até agora tem sido lento.
Cidadela-da-Matola planos
Google Earth actual
Novos arruamentos construídos no terreno Os edifícios e a entrada com a estátua estavam junto à estrada velha (actual Av União Africana) que passa no topo inferior do terreno. |
Sobre a estátua ver também, sobre a sede ver mais aqui e sobre o primeiro edifício de emissores na Matola (não sei se continuou a existir quando se fez este prédio ao fundo nos anos 50).
Comentários