Aeroporto Gago Coutinho (demolido) - Aerogare do lado pista e terraços (4/4)

Nesta quarta e última mensagem sobre o Aeroporto Gago Coutinho de Lourenço Marques vamos falar da aerogare vista do lado pista e dos seus terraços.
Texto de Arq. André Renga Ferreira também usado para parte das legendas: "O alçado voltado para a pista é visivelmente menos claro que o alçado da alameda exterior – terá sido prejudicado por alterações posteriores ao projecto original - mas é de destacar o seu extenso terraço, no prolongamento das galerias e do restaurante-bar do primeiro piso, de onde é possível assistir às partidas e chegadas protegido por expressivas coberturas em canaletes pré-fabricados."
Aerogare na primeira fase com um só terraço coberto ao público
Antes da independência provávelmente durante as obras
de ampliação e modernização entre 1972 e 1974
Já com o terraço coberto duplo para o público,
A nova cobertura tapava a vista do letreiro "LOURENçO MARQUES".

Letreiro já tinha sido deslocado para a esquerda = norte

Nesta altura a aerogare já tinha pelo menos três terraços cobertos 
em canaletes pré-fabricados. 
Penso que já tinha sido ampliada dos 5 para of 7 pavilhões 
o que aconteceu de 1972 a 1974
Boeing 737 da DETA na pista.
"extenso terraço protegido por expressivas coberturas 
em canaletes pré-fabricados de onde é possível assistir às partidas e chegadas"
Aeroporto Internacional de Maputo
Mesma aerogare vista do lado "norte"
Os terraços cobertos para o público e a torre de controle vistos para o fundo
Pormenor dos terraços da parte norte que ficavam 
mais salientes que os iniciais do lado da torre.
"ala direita destinada aos serviços aduaneiros,
sanidade, polícia e armazém alfandegário" 

Voltando da ponta norte à ponta sul da aerogare junto à torre de controlo
Aerogare a ser demolida em 2011/2012

Comentários