Aeroporto Gago Coutinho (demolido) - Interior da aerogare (3/4)

Nesta terceira mensagem sobre a Aerogare do ex Aeroporto Gago Coutinho de Lourenço Marques que foi demolida em 2011/12 vamos recordar o seu interior com fotos de cerca de 2010. Uso texto do Arq. André Renga Ferreira, que é apresentado completo em baixo, para parte das legendas. .
Átrio central livre de pilares
A estátua não sei se era original
Sala das partidas
Design e materiais muito característicos dos anos 60 
ou seja pré ABBA style ;-). 
Materiais de revestimento:
mosaico cerâmico, madeira, melaminas (fórmica), mármores
Pisos ligados pontualmente através de
largas aberturas na laje de pavimento
Texto de dissertação de mestrado do Arq. André Renga Ferreira completo
A distribuição dos espaços interiores é bastante clara e funcional, organizando os vários serviços em torno de um generoso átrio central livre de pilares, caracterizado por expressivos letterings e sinalética em acrílicos coloridos e luz fluorescente, em concordância com os restantes materiais de revestimento: mosaico cerâmico, madeira, melaminas (HoM: tipo fórmica), mármores. 
A combinação da arquitectura com as artes plásticas é ainda acentuada pela colocação de dois painéis cerâmicos na sala de espera, da autoria de Fausto Rocha, dedicados às rotas marítimas e aéreas dos portugueses. 
O átrio central repete-se em ambos os pisos, ligados pontualmente através de largas aberturas na laje de pavimento, que permitem interessantes cruzamentos visuais, transportando para todos os espaços o ambiente fervilhante do movimento de pessoas, característico deste tipo de programa.

Comentários