Cinema Olimpia no Xipamanine - primeiro artigo. Maciste (1/3)

Depois de termos visto o Cinema Império num dos subúrbios da cidade de Lourenço Marques actual Maputo (na Avenida de Angola), vamos agora ver o Cinema Olimpia no bairro do Xipamanine. 
O Olimpia foi inaugurado em 1970 enquanto que o Império devia ser dos anos 50. Havia também um outro cinema de subúrbio a meio da Avenida do Trabalho (lado norte) que um leitor disse chamar-se Tivoli mas era mais do tipo barracão, enquanto este era digno dos melhores locais da cidade - clique na ligação para mais informações sobre a sua origem.
Fachada principal do Cinema Olimpia no Xipamanine

Cinema Olimpia na Rua do Zixaxa
Branco: Cinema Olimpia infelizmente desventrado
tal como o S. Gabriel na Matola
Verde: Centro Cultural
Em frente do cinema, do lado de lá da rua,

 fica o Mercado do Xipamanine
Porque os cinemas tinham grandes cartazes cá fora e talvez porque eu nunca tenha visto estes filmes nos cinemas da cidade, associo os cinemas de subúrbio ao Maciste, que segundo relatos vários era um herói muito popular no (alienado!) Moçambique colonial.
 

Actualidade dos cinemas em Maputo em 2017 - reportagem Notícias

Comentários

Unknown disse…
Saudações

gostaria de saber quem é o proprietario do cinema olimpia.
Rogério Gens disse…
Caro leitor: Lamento mas não sei responder. Cumprimentos.
Unknown disse…
O cinema da Av. do Trabalho era o Tivoli.
Rogério Gens disse…
Caro Olimpio: Obrigado pela informação e desse nome Tivoli não tinha a mais leve recordação. Voltando ao Olimpia no Xipamanine, na mensagem posterior (ligação em cima) juntei agora uma imagem do que devia ter sido edifício anterior (mas só se vê a porta) que não se comparava com este.