As pontes da Matola-Rio em foto artistica carregada da net |
Saltamos de novo de Maputo à cidade vizinha da Matola para ver uma importante obra de arte na estrada histórica que ligava a actual Maputo à fronteira com a África do Sul entre outros destinos.
Vista da ponte moderna para a ponte dos arcos (General Bettencourt)
sobre o Rio Matola na Estrada Nacional número 2
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O betão da ponte dos arcos parece estar em bom estado por isso deve ser bem mantida. Os tubos cilindricos suspensos lateralmente na ponte (principalmente o de grande secção ao nível do pavimento) que se vêm na foto de cima devem trazer a água do Umbelúzi para a cidade de Maputo e devem ser o motivo principal para a ponte continuar actualmente no sítio, para além de possibilitar a travessia de peões em segurança.
A ponte dos arcos quando foi construida foi chamada Ponte General Bettencourt. O General João Tristão de Bettencourt foi Governador-Geral de Moçambique de 1940 a 1946 e a ponte foi inaugurada em 1948 já ao tempo do Governador-Geral Coronel Gabriel Teixeira.
Ponte General Bettencourt na Matola Foto da Agência Geral do Ultramar - Fundação Gulbenkian |
Vista da Ponte General Bettencourt ao lado da ponte moderna |
A ponte dos arcos (à esquerda) e a moderna que não se nota
A ponte é actualmente usada para travessia de peões, mas está lá um automóvel.
Ao fundo, depois das pontes, a cidade da Matola na colina dos dois lados da EN 2.Avançando agora alguns anos a partir de 1929 e voltando às comparações coloniais e arquitectónicas entre Portugal-Moçambique e Itália-Eritreia, temos aqui um caso também interessante com a Ponte do Dogali construida pelos colonizadores italianos na estrada principal entre Asmara (a capital no planalto) e Massawa (o porto na costa).
Esta ponte foi inaugurada em 1935 e por isso a Ponte da Matola, 15 anos mais recente, e supunho que por utilisar técnica mais avançada ou talvez por não ser em zona sísmica, pôde abdicar das ligações transversais entre os arcos. Mas acho que há pontes em Moçambique quase iguais a esta do Dogali.
Alto relevo no segundo arco: Ca custa lon ca custa É dialecto piemontês e significa Custe o que custar
Ver mais detalhes sobre esta ponte em facebook e sobre a inauguração no arquivo do senado italiano.
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Comentários
Salimo Carlitos Sambula.
Lamento mas não sei mais nada sobre a ponte nem me lembro de ter visto escrito algo técnico sobre ela, também não sou dessa área de engenharia.
Mas é capaz de ser interessante para si e para a introdução do seu trabalho tentar ver onde foram feitas as primeiras pontes desse tipo, eu por acaso passei nessa da Eriteia e por isso lembrei-me de falar nela.
Tenho outro artigo sobre a ponte: https://housesofmaputo.blogspot.com/2017/01/ponte-general-bettencourt-sobre-o-rio.html.
Se quiser pode usar as fotos antigas mas sff ponha nos créditos donde vieram.
Cumprimentos.
RG