Estação de Caminhos de Ferro, actual Maputo - edifício auxiliar central para o lado das linhas

Depois de termos visto os principais edifícios continuamos a nossa pesquisa de outros com interesse na Estação de Caminhos de Ferro de Maputo, antiga Lourenço Marques.

FOTO 1
Fachada do lado nascente = leste = virada para a cidade
 olhando-se para as linhas chegando de Ressano Garcia.
Na FOTO 1 vê-se o edifício auxiliar central rodeado pelas coberturas da plataforma do lado sul da gare (à sua esquerda, lado do cais) e norte (à sua direita, lado do interior das terras). 
O edifício auxiliar central aparece também na FOTO 2 e penso que aí seja o lado oposto ao da FOTO 1. Ele está livre de ambos os lados mas como veremos na FOTO 5 o espaço livre dum dos lados é maior do que no outro. Pelo que se vê nas duas fotos parece não haver diferenças nas coberturas da plataforma laterais ao edifício. 

FOTO 2
Edifício auxiliar central na estação de Caminhos de Ferro da actual Maputo
ao centro da plataforma do cais para poente da gare inicial
A seguir, uma foto do passado com o edifício auxiliar central e olhando-se para as linhas chegando de Ressano Garcia, tal como na FOTO 1. As coberturas das plataformas não tinham chegado ainda ao seu lado e o cais de passageiros (a plataforma mais elevada que as linhas onde está instalado) terminava pouco depois da fachada a oeste = poente do edifício, para dar lugar às linhas como se vê à esquerda da foto.

FOTO 3 publicada em 1929
Estação vista para o lado de Ressano Garcia
Marca amarela: limite a poente da gare de passageiros inicial. 
De facto na FOTO 3 da gare de passageiros só se vê a cobertura da plataforma do lado sul constituída por duas partes, uma exterior saliente e outra interior com telhado em forma de "V" invertido. 
Na FOTO 3 o edifício auxiliar central estaria uns 100 metros para poente do limite da gare (marca amarela). Em 1929 a gare mantinha as 10 arcadas iniciais e na foto seguinte vê-se melhor o seu limite do lado de Ressano Garcia, o que se via na FOTO 3 à direita. Esta FOTO 4 deve ser de entre 1913 e 1916 pois ao fundo o edifício exterior da estação parecia estar em construção. 

FOTO 4
Amarelo: à direita a cobertura da plataforma correspondente
à da FOTO 3, ao centro o edifício da gare que não se via nessa foto 
Foto delagoabayworld
Agora na imagem de Google Earth do recinto da estação actualmente pode-se comprovar que as coberturas da plataforma actualmente se estendem muito para lá da gare que se via na FOTO 3 e do edifício auxiliar, o que se tinha já visto nas FOTOS 1 e 2.  Também se vê que para lá do edifício auxiliar central e no seu alinhamento se construiu outro edifício bastante comprido que ocupou parte das linhas que se viam na FOTO 3. 

FOTO 5 - Google Earth
Verde: edifício exterior da estação em forma de H
Vermelho: cobertura metálica entre o edificio exterior e a gare inicial
Amarelo: gare e cobertura de plataforma iniciais
(tamanho aproximado, talvez fosse um pouco mais curta).
Roxo: edifício auxiliar ao centro da plataforma, livre dos lados poente = esquerda e nascente = direita, mas com mais espaço no segundo
Laranja: edifício longo para poente da gare (do lado das linhas), 
penso que seja museu actualmente
Preto: extensão da gare, ocupando grande parte do jardim inicial que se via aqui
Azul: edifícios auxiliares simétricos
Por aqui se vê que o edificio auxiliar central estava na sua origem, cerca de 1910, isolado na ponta da plataforma do cais e agora está inserido noutras construções. Como se vê em baixo o edifício chegou a estar em mau estado, mas pelas FOTOS 1 e 2 vê-se que foi depois bem recuperado. Mais uma vez digo que os Caminhos de Ferro de Moçambique me parecem uma empresa que respeita o seu património histórico tanto intangível como tangível e espero não me enganar ou desiludir. 

FOTO 6
Foto Alamy mostrando o estado do edifício auxiliar central há uns tempos.

A foto de cima mostra uma das fachadas ao longo da linha, vê-se a cobertura metálica da plataforma por cima.

Por fim outra foto do edifício:
FOTO 7
Pormenor duma das esquinas do edifício auxiliar central

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