FOTO 1
![]() |
Foto artística de Nathalie Boucry com a devida vénia Vista para o lado das linhas, lado norte da estação |
Depois de na mensagem anterior termos visto as primeiras imagens desta parte da Estação de Caminhos de Ferro de Lourenço Marques, actual Maputo, vamos ver a sua situação actual.
A estação parece ter agora muito pouco tráfego de passageiros e por isso os seus espaços tem sido direccionados para outras actividades embora isso não seja visivel nestas imagens.
A estação parece ter agora muito pouco tráfego de passageiros e por isso os seus espaços tem sido direccionados para outras actividades embora isso não seja visivel nestas imagens.
FOTO 2
A FOTO 2 foi tirada mais perto do início da gare (apanhando mais do comprimento dela) como se vê pela posição da tabuleta amarelada à esquerda. Pode nela confirmar-se que a plataforma é agora muito mais comprida do que em 1929 pois ai a cobertura só tinha 10 arcos como se via na mensagem das primeiras imagens e agora tem cerca de 20 arcos (ou 21 colunas).
FOTO 3
Plataforma do lado norte, vista oposta à das FOTOS 1 e 2
Na FOTO 3 estamos no fim a poente da gare mas a parede limite que se vê à direita já não é a da gare inicial. Como se disse acima esta gare deve ter cerca do dobro do comprimento da inicial. Ao fundo vê-se a parede da traseira do edifício exterior da estação.
FOTO 4
![]() |
Plataforma exterior paralela à da gare mais do lado norte
Ao fundo a traseira do edifício exterior da estação
|
Mais para trás o vê-se Prédio Spence (Petromoc) no limite nascente da Praça, na altura da FOTO 4 a receber a nova pintura multicolorida.
![]() |
Pormenor da estrutura metálica da cobertura da plataforma |
Podemos agora ver a cobertura metálica intermédia que foi colocada, penso que posteriormente à construção do edifício exterior entre ela o edifício da gare.
FOTO 6
![]() |
Num pátio de costas para o edifício exterior e com a parede do lado nascente da gare a ver-se à esquerda. |
Ao centro da FOTO 6 vê-se a plataforma, a cobertura e o fim das linhas do lado norte da gare. O edifício pintado de verde e branco será visto melhor noutro artigo.
E se recuassemos 100 anos no tempo:
FOTO 7
![]() |
A estação completa vista por trás e as linhas de caminho de ferro.
|
Os terrenos em primeiro plano na FOTO 7 e que ficavam para sudoeste da estação tinham sido recentemente criados a partir de aterros subsequentes à construção da ponte-cais Gorjão que ficaria à direita da foto (lado do estuário).
Comentários