Estação de Caminhos de Ferro, actual Maputo - edifício do cais na actualidade

FOTO 1
Foto artística de Nathalie Boucry com a devida vénia
Vista para o lado das linhas, lado norte da estação
Depois de na mensagem anterior termos visto as primeiras imagens desta parte da Estação de Caminhos de Ferro de Lourenço Marques, actual Maputo, vamos ver a sua situação actual. 
A estação parece ter agora muito pouco tráfego de passageiros e por isso os seus espaços tem sido direccionados para outras actividades embora isso não seja visivel nestas imagens.

FOTO 2
Mais uma vista para o lado das linhas também do lado norte. 
A FOTO 2 foi tirada mais perto do início da gare (apanhando mais do comprimento dela) como se vê pela posição da tabuleta amarelada à esquerda. Pode nela confirmar-se que a plataforma é agora muito mais comprida do que em 1929 pois ai a cobertura só tinha 10 arcos como se via na mensagem das primeiras imagens e agora tem cerca de 20 arcos (ou 21 colunas).

FOTO 3
Plataforma do lado norte, vista oposta à das FOTOS 1 e 2

Na FOTO 3 estamos no fim a poente da gare mas a parede limite que se vê à direita já não é a da gare inicial. Como se disse acima esta gare deve ter cerca do dobro do comprimento da inicial. Ao fundo vê-se a parede da traseira do edifício exterior da estação.

FOTO 4
Plataforma exterior paralela à da gare mais do lado norte
Ao fundo a traseira do edifício exterior da estação
Mais para trás o vê-se Prédio Spence (Petromoc) no limite nascente da Praça, na altura da FOTO 4 a receber a nova pintura multicolorida.

 FOTO 5
Pormenor da estrutura metálica da cobertura da plataforma
Podemos agora ver a cobertura metálica intermédia que foi colocada, penso que posteriormente à construção do edifício exterior entre ela o edifício da gare.

FOTO 6
Num pátio de costas para o edifício exterior e com
 a parede do lado nascente da gare a ver-se à esquerda.
Ao centro da FOTO 6 vê-se a plataforma, a cobertura e o fim das linhas do lado norte da gare. O edifício pintado de verde e branco será visto melhor noutro artigo
E se recuassemos 100 anos no tempo:
FOTO 7
A estação completa vista por trás e as linhas de caminho de ferro.
Os terrenos em primeiro plano na FOTO 7 e que ficavam para sudoeste da estação tinham sido recentemente criados a partir de aterros subsequentes à construção da ponte-cais Gorjão que ficaria à direita da foto (lado do estuário).

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