Primeira Casa Coimbra na Rua Consiglieri Pedroso

Depois de termos falado mais geralmente sobre a abertura para sul da actual Karl Marx até à Rua Consiglieri Pedroso e mais especificamente da demolição do Salão Chic vamos descobrir o edifício na CP que também foi afectado nesse processo e que estava para nascente = leste do Salão Chic. Por isso esta mensagem tem muitos pontos em comum com essa anterior. 

FOTO 1
Estabelecimento da Casa Coimbra na Consiglieri Pedroso

Primeiro para adivinhar onde estava este estabelecimento na CP vamos recorrer principalmente à janela ao centro do telhado que se vê por trás da tabuleta. Utilizando a imagem usada para a "descoberta" do Salão Chic vemos aí:

FOTO 2
clique na foto para aumentar e ver a janela no telhado
Carmesim: Prédio com a janela no telhado como na FOTO 1 = Casa Coimbra
Laranja: à esquerda da Casa Coimbra. Era o Salão Chic.
Verde: Rua Consiglieri Pedroso
Branco: Av Manuel de Arriaga antes do cruzamento com a ex Av da República
Como já sabemos o que estava na direcção da Av. Manuel de Arriaga
teve de ser demolido para a alongar. 
Fazendo face à CP estavam nessa posição
 o Salão Chic e a Casa Coimbra.
Vermelho: O resto dos prédios para trás que tiveram de ser demolidos
Seta verde claro: Loja Tobler (prédio ainda existe)
Seta azul: Loja Eduardo Silva (agora Oxford)
em frente a esta Casa Coimbra

Seta Amarela: ver na FOTO 4

Olhando para a foto da Casa Coimbra em cima e para a do Salão Chic em baixo, elas são muito apontadas para o centro dos edifícios e não dá para se confirmar exactamente o que está ao lado de cada um deles. No entanto na foto da Casa Coimbra vê-se um pouco do que está à sua esquerda e o que se vê no telhado parece coincidir com o que se vê à direita da FOTO do Salão Chic. Na FOTO 2 também se vê que o telhado do Salão Chic (laranja) é muito mais alto do que o da Casa Coimbra (carmesim), o que se verifica também na FOTO 1 olhando para o alto e à esquerda.

FOTO 3
Salão Chic
Do seu lado leste (direito na FOTO) 
estava a Casa Coimbra da FOTO 1

Para além da janela e da altura dos telhados, um outro elemento que confirma ser 
a Casa Coimbra o prédio à direita (para leste) do Salão Chic é ver-se na FOTO 1 à direita que estava aí um fim do passeio. A via aí seria a Travessa da Porta da Linha que vemos na FOTO 4 a espreitar à esquerda. Pode-se ver que o prédio apontado pela seta amarela na FOTO 4 também está na FOTO 2 o que prova que a Casa Coimbra estava na esquina do outro lado (lado poente = oeste) deste prédio da seta amarela.   

FOTO 4

Seta amarela: Prédio na esquina da Travessa da Porta de Linha 
com a Consiglieri Pedroso. Foi demolido e nesta esquina está agora 
o passeio em frente do Hotel Tamariz construido em 1954.
Roxo: Antiga Travessa da Porta da Linha
Verde: Rua Consiglieri Pedroso seguindo para nascente=este

Vamos agora avançar no tempo.

MAPA de 1940
Em 1940 a actual Karl Marx já estava alongada
Por isso as demolições na zona a vermelho 
ocorreram entre 1929 e 1940

Note-se que se o lado "roxo" desse novo espaço correspondeu à antiga Travessa da Porta da Linha, o seu lado mais a oeste não ficou definido por nenhuma travessa existente. Desse lado a Travessa da Boa Morte continuou como dantes, o novo espaço desse lado foi "cortado" pelas casas conforme as posições destas e as necessidades para o traçado da extensão da avenida. 
E como vimos para a Casa Chic, a situação resultante destas demolições passados pelo menos 75 anos actualmente é a seguinte.

GOOGLE EARTH BAIXA
Os dois estabelecimentos demolidos talvez tivessem 
mais profundidade do que o desenhado mas isto é para dar uma ideia
Branco: Actual Av. Karl Marx, ex Av. Manuel de Arriaga
Preto: Rua da Gávea
Vermelho tracejado: Limite do que talvez tenha sido demolido mais tarde 
para erguer os prédios face à nova avenida.
O resto das legendas é igual às das FOTOS 2 e 3
Anúncio da Casa Coimbra em 1929
clique na imagem para aumentar

HoM fiscal de gramática do anúncio: A palavra "competência" era usada em vez de competição ou concorrência. Em espanhol usa-se assim mas em português não sei se é ou se era ou não correcto. Em português "sem competência" associa-se a "sem qualidade" mas não faria sentido nesta frase.

FOTO 5
Prédio de raiz da Casa Coimbra de 1940 na ex Av. da República agora demolida.
Ver texto em baixo.

Há um trabalho que parece muito interessante de Susana Pereira Bastos sobre cidadãos de origem indiana em Moçambique. Sobre a família que formou a Casa Coimbra, depois do seu início como cantineiros, temos o seguinte texto resultante duma conversa com um sucessor de um dos fundadores Abdool Sacoor Ayob Vakil, com algumas anotações do HoM:
“Gradually, business improved and Latif opened in the Travessa da Palmeira, in Lourenço Marques. Then it began to grow, and he rented other shops in the Travessa da Palmeira and the Travessa da Porta da Linha ...
(HoM: uma ruazinha que havia no lado nascente da actual Karl Marx entre a Consiglieri Pedroso e a Av. 25 de Setembro actual, marcada a roxo em cima no MAPA de 1940 e GOOGLE EARTH. Embora o estabelecimento da FOTO 1 ficasse na esquina com essa travessa a sua porta e por isso a sua morada era na Rua CP, por isso este estabelecimento na Travessa da Porta da Linha pode não ser o que se viu aqui em cima. De qualquer maneira refere-se ao periodo anterior à Casa Coimbra da Av da República).
in the old Francisco Ferrer street ...
(HoM: actual Rua da Mesquita). 
They slowly expanded, sent for their youngest brother, who arrived in 1990 or 1901. (...). In 1913, the four brothers founded Casa Coimbra beloning to Abdool Sacoor, Abdool Latif and Co 
(HoM: Que é o nome da sociedade na tabuleta. Não diz se foi na Consiglieri Pedroso nem onde é, mas é provável dado que a foto de Santos Rufino é talvez de 1927). 
It was a retail sale firm that imported products from England and especially Portugal, because that’s where we had most contacts. In 1938-1939, the four brothers bought land in the Avenida da República. It had belonged to a bank. They were our clients, and sold us the land. At that time, they spent 7000 contos [approximately £20,000] on the new premises. The new Casa Coimbra was inaugurated in 1940, in the presence of Governor General Bettencourt. But before that, our firm had been visited by the Minister for Colonies and General Carmona. 
(HoM: infelizmente não é explicado se a mudança para a Av. da República foi feita sob pressão da demolição pendente da loja da Consiglieri Pedroso ou se foi estratégia de crescimento. Por isso não resolve o meu problema de saber quando é que esta parte da cidade entre a Consiglieri Pedroso e a ex Av. da República foi demolida. Pode ter sido antes de 1940 e a Casa Coimbra ter estado temporáriamente noutro local antes de ir para o prédio de raiz em 1940 mas também me parecem mudanças a mais. 
Nesta mensagem podemos ver em 1939 a Casa Coimbra engalanada . A visita do presidente Carmona à loja demostra que a firma era importante e a família influente.

Comentários