Prédio 33 na Baixa de Maputo

Este prédio com 33 andares acima do nivel do solo é de escritórios e residências e é um projecto conjunto dos arquitectos Marcos Miranda Guedes e Octávio Pó. Com mais de mais de 120 metros de altura à época era o prédio mais alto do então território português mas aquando da independência de Moçambique em 1975 ainda não se encontrava totalmente concluído, o que segundo leio só veio a contecer em 1982/83. O The skyscrapper center diz, mas eu não consigo confirmar, que o prédio é também chamado Prédio Montepio (ou BNP Nedbank?).

FOTO 1
Prédio 33 (talvez com photoshop)
Visto da esquina da Rua da Imprensa (à esquerda)
com Av 25 de Setembro (na transversal para a direita)
FOTO 2
Visto da Av 25 de Setembro (com nascente = leste ao fundo)
FOTO 3
Visto uns 200 metros para poente do local da FOTO 2,
e
m construção no início dos anos 70.

A partir de cerca de 1900 a zona do prédio tinha sido ocupada pela estação de incêndios ou bombeiros:
 fase 1 fase 2 que depois se transferiu para local mais central da cidade no início dos anos 60, daí estar vazio o terreno do futuro Prédio 33 na FOTO 4 em baixo.


FOTO 4 de 1969
Terreno do prédio vazio - na direcção do reclame da Philips ao fundo. .
Estávamos próximo da esquina sul-nascente do Jardim 
(ou do cruzamento das antigas Avs. Castilho e Álvares Cabral)

E agora vamos subir um pouco a avenida que se via na FOTO 4 que é a actual Av Lenine antiga Augusto de Castilho e ver o prédio já da barreira ao lado do Jardim Botânico e próximo da antiga Vila Jóia.

FOTO 5
Final dos anos 70/ inicio dos 80?. Muro do Tribunal à direita a meio 
da subida para a Av Lumumba o prédio da Capitania ao fundo

Vamos andar mais para o passado e ver o prédio na esquina da Rua da Imprensa (à esquerda, subindo para a alta) com a Av. 25 de Setembro (passando na transversal, em direcção à mata dos eucaliptos).


FOTO 6

 Prédio MONTEPIO 33 - em construção ou parado. 
Início dos anos 70 de Carlos Alberto Vieira
FOTO 7
Há uns tempos. 
Na esquina da Rua da Imprensa (alta da cidade ao fundo)
com a Av. 25 de Setembro na transversal

Mais sobre o prédio 33 aqui.

Comentários

Adarsh disse…
Foto 4 / 1969 is interesting. What are the poles that run into the ground and are attached to the trees?
Rogério Gens disse…
Hello Adarsh: Interesting question ... I think they were repairing the pavement on the street on both sides and the sidewalk. Looking to the left perhaps there is a small steel wheel roller. The poles were old fashioned and the cables wires I think were just to avoid them being stolen. But there is one wire crossing current Manganhela that goes to the side of Imprensa Nacional perhaps to get electricity from a cabinet. I didn't write but this is a Lindsay's photo, all are very good. Best regards.
Jorge Mendes disse…
No texto, diz-se que este "prédio 33" era também conhecido como "prédio Montepio", mas parece-me que há confusão.
Se o prédio 33 alguma vez teve a designação de "prédio Montepio", terá sido muito depois da independência de Moçambique.
O verdadeiro prédio Montepio ficava (e fica, embora ignore se ainda terá essa designação) do lado direito da avenida D. Luís (atual Samora Machel) no sentido descendente, logo abaixo da praça Mouzinho de Albuquerque (atual praça da Independência) e praticamente em frente à entrada principal do jardim Vasco da Gama (atual jardim de Tunduru).
Rogério Gens disse…
Caro Jorge Mendes: Eu também desconhecia os nomes do de Montepio (e de Nedbank) mas replico o que está em pelo menos 2 sites, pelo que agora faço a ligação para um deles. Acho que na altura pensei que o Montepio fosse o investidor mas popularmente o prédio ficasse conhecido por 33 e que depois o Nedbank tivesse comprado o Montepio. Esse que refere do Montepio está algures no blog, mas por exemplo também li algures que era conhecido por TAP, só por ter lá reclames bem visíveis. Haverá agora muita coisa que para esclarecer só vendo os processos na câmara municipal da altura. Obrigado pela colaboração.
Anónimo disse…
Jorge Mendes.
Este predio nunca se chamou Montepio. O Montepio existe e fica no mesmo sitio, conforme o teu texto.