Prédio alto com quebra-sóis na Av Mondlane, Alto Maé, Maputo

Este prédio no bairro do Alto-Maé de Lourenço Marques, actual Maputo deve ter sido construído nos anos 60. No rés do chão estava dedicado a comércio ou serviços estando segundo leio ocupado total ou parcialmente por uma agência bancária (seria do Montepio de Moçambique?), ao tempo destas fotos em 2011/12 era uma agência do Barclays Nota-se nas fotos (clique para aumentar nas duas primeiras,  originais do HoM) que nos três pisos seguintes devia ter escritórios, que não sei se seriam separados das lojas ou não (mezzanine?) e para cima eram apartamentos. 
São os quebra-sóis ou brise soleil verticais, importantes para proteção do calor e da luz ao fim da tarde, que o distinguem das dezenas de "caixotes" em altura que se construiram nessa época de "boom" de construção nas avenidas principais da antiga cidade de Lourenço Marques.
A fachada principal do prédio fica virada para a av. Mondlane, antiga Pinheiro Chagas

Este prédio está na esquina a SW do quarto quarteirão contado a partir do fim da avenida (o primeiro seria o do prédio Rajá). É a av. Siad Barre, antiga Paiva de Andrade, que lhe forma a esquina a poente=oeste e que o separa do 3o quarteirão de que falámos aqui (Casa Bem-Fica na esquina oposta).
Este prédio era bem visível pela posição de esquina, pela altura e pela sua diferença em relação aos que o rodeavam e também por estar localizado no nível mais elevado da zona. Pode ver-se à direita da foto de cima o desnível entre as coberturas do passeio deste prédio e a do seguinte para leste. Como se pode ver aqui em duas fotos que mostram a continuaçâo deste quarteirão para leste, o declive na avenida iniciado na posição deste prédio continuava por mais 2 ou 3 quarteirões até à inflexão na Av. General Machado, actual Guerra Popular.
Fachada principal do prédio vista mais de perto 

Passamos para uma foto de Stelio Inácio reproduzida com a devida vénia mostrando o prédio de esquina em vista aprox. para NE:
Av Barre para a esquerda para N, 
Av. Mondlane na transversal para a direita para E


Por fim uma perspectiva mais completa do prédio e das suas redondezas.
Prédio ao centro da imagem
Vista da Av. Mondlane do Alto-Maé para nascente (leste)

À esquerda da foto aparece a parte da frente do recinto da escola primária, antiga Rainha Dona Leonor. A seguir, ainda na parte da frente do terceiro quarteirão vê-se prédios dos anos 40 ou 50, mais antigos que este em que aqui nos focamos. São os mesmo que se vêem à esquerda (para poente) nas duas primeiras fotos deste artigo e foram destacados aqui.
No mesmo quarteirão deste prédio, o quarto contado a partir do fim da avenida, fica este bonito edifício modernista mas não me parece visível nesta última foto por estar recuado em relação ao que o antecede a oeste.
Diametralmente oposto a este prédio, por isso do lado sul da Av. Mondlane e oeste da Av. Barre fica o edifício da antiga Casa Fabião do Alto Maé e depois resto o seu quarteirão

Comentários