FOTO 1
Prédio Inas (nome do utilisador actual) na Rua Consiglieri Pedroso Brise soleils porque o sol poente é forte |
FOTO 2
Prédio Inas ao centro, no lado norte da rua.
Vista do início da Rua Consiglieri Pedroso junto à Praça
actualmente dos Trabalhadores olhando para nascente (este)
FOTO 3
Vista do lado norte da CP entre o Catoja e a esquina do prédio Abreu
com a Av. Guerra Popular junto à Praça dos Trabalhadores
Prédio Inas ao centro visto para poente (oeste) |
FOTO 4 - Google Earth da Baixa |
Laranja: Catoja Branco: Prédio com varandas longas na FOTO 3 Verde: Prédio Inas Vermelho: Loja de rés do chão Amarelo: Prédio Octávio R. Lobo Castanho: Prédio Abreu, Santos e Rocha Roxo: Casa Spanos Verde claro: Rua Consiglieri Pedroso E se o leitor se recordar da mensagem sobre o Hotel de Paris lembrar-se-á que se punha a hipótese de esse prédio ter ocupado a posição verde que é agora a do Prédio Inas. Essa hipótese é reforçada na imagem em baixo (mas infelizmente é mais para adivinhar do que ver). |
FOTO 5
Traços por baixo um pouco afastados para a esquerda da fachada de cada prédio Verde: Hotel de Paris, (vê-se um telhado) agora ocupado com o Prédio Inas Branco: Prédio com varandas longas Laranja: Catoja com a fachada recuada em relação à varandas do prédio branco |
Quanto à autoria do agora Prédio Inas tenho dúvidas. Como já vimos o Arq. Pancho Guedes foi autor de muitos prédios neste canto da cidade (para além do Abreu e do Octávio Lobo também foi do da esquina à direita na FOTO 2).
Há um projecto de Prédio Spanos de que Pancho Guedes diz o seguinte:
The Prédio Spanos was to have housed many companies run by a
local family, all their shops and sales rooms, printing presses and offices.
Elements hang out of the facade to screen the windows from direct sunlight.
A loja Spanos como vemos na FOTO 4 fica neste primeiro quarteirão da Consiglieri Pedroso por isso seria natural que o Prédio Spanos fosse nas proximidades. Por isso e com esta descrição dos para-sóis salientes na fachada puderia ser o actual Prédio Inas.
Para tentar confirmar, uma pista era o site artefacts que para o resto do trabalho de Pancho Guedes dá informação relevante. Mas para o Prédio Spanos acho que o artefacts confunde-o com a parte do Prédio Abreu virada para ela e nada resulta dessa pista.
Por outro lado numa lista feita de trabalhos de Pancho Guedes aparece
por isso noutra avenida, embora essa localização também não seja confirmada por outros elementos que eu conheça.
E tanto o artefacts como esta lista dizem que o Spanos é de 1972 e este Prédio Inas deve ser bastante mais antigo. Por isso fica a dúvida se o Inas será o Prédio Spanos, se o Inas é um dos projectos de Pancho Guedes que não consegui localizar ou se o Inas não tem relação nenhuma com o celebrado arquitecto. Outra informação é que neste prédio esteve instalada a firma Técnica Industrial.
Comentários