Igreja paroquial católica de LM - primeira fase de cerca de 1878 a c. 1901 (1/6)

Este tema foi reconfigurado a partir de mensagens anteriores para lhe dar aqui mais destaque embora continue algo espalhado por outras mensagens.
A Igreja Paroquial católica foi segundo o HPIP construída em 1888. Alexandre Lobato diz que foi construida pela expedição das Obras Públicas que chegou em 1877 e mostra-a em construção adiantada numa gravura de 1881. Alfredo Pereira de Lima (APL) que parece a fonte mais fiável escreveu no livro "Pedras que já não falam" que esta foi a primeira igreja católica construída com carácter permanente em Lourenço Marques, que as fundações foram iniciadas em Maio de 1878 e a construção foi concluída em 1883, tendo a demora sido devida a duas interrupções por falta de verba tendo a despesa na empreitada final sido coberta por subscrição pública. No interior tinha inicialmente duas pequenas imagens de Nossa Senhora e do Santo Cristo e só em 1886/87 chegaram imagens de santos. A imagem principal de Nossa Senhora chegou de França em 1888 mas em 1894 o bispo estava desagradado com o interior por ser demasiadamente simples e nem ter púlpito. Nos anos seguintes isso foi alterado por obras que incluiram a construção do púlpito e de altares de mármore e da colocação do relógio na torre. Em 1898 e 1899 recebeu mobiliário e em 1902 um lavatório em porcelana e um candelabro da Semana Santa. 
Neste artigo e no seguinte vamos mostrar a evolução da Igreja através do tempo. Na FOTO 1, que parece a mais antiga de todas as disponíveis tiradas de frente, não havia braço do lado esquerdo (nesta mensagem sempre referido para quem olha da frente para trás da igreja) na traseira da igreja e não se via nada do lado direito da traseira devido ao ângulo da foto.

FOTO 1 de arquivo holandês
A igreja foi construida quase no "mato". Tudo deserto à volta, 
palmeiras e estuário para o fundo antes dos aterros feitos para sul.
FOTO 1b
Foto de FOWLER de cerca de 1886 com a igreja vista de traseiras

A FOTO 1b com vista da "Maxaquene para o Alto Maé".parece da mesma altura que a FOTO 1. Do lado esquerdo desta foto vê-se a estrada de acesso da Baixa à igreja que se explica no mapa de 1895 em baixo. Na zona só havia o hospital construido em 1879-1880 que suponho era de propósito que estava afastado do burgo que era a Baixa na altura. Entre os dois edifícios era o largo da igrejaVia-se na FOTO 1b que a igreja tinha um braço do lado direito do corpo principal para quem a via de frente, gerogr'aficamente a sul, como se pode confirmar na FOTO 2.

FOTO 2
Foto de MRP de cerca de 1890. Braço do lado direito do corpo principal visível.

A FOTO 2 mostra o primeiro desenvolvimento do "mato" desde a FOTO 1 tirada pouco anos antes. Surgem duas cabines iguais do lado sul da igreja confirmando ser esta foto posterior à FOTO 1 onde estava vazio em redor da igreja.

FOTO 3 de 1895
Posterior à FOTO 2 pois tinham sido instalados relógios na torre/campanário

Os relógios aparecem pela primeira vez na FOTO 3 dita de 1895, o que se coaduna com o que APL diz em que a sua colocação deve ter acontecido entre 1894 e 1899. Na FOTO 3 o terreiro ou largo em redor da igreja estava com ar mais civilizado. A rua entre a igreja e as cabines para sul parecia mais bem definida. Via-se um poste de iluminação pública ao fundo mas na FOTO 1 também já havia um ao lado da segunda cabine.

MAPA de 1895
Azul: Igreja com o braço do lado direito ou seja "sul".
O local é actualmente ocupado principalmente pelo prédio dos telefones antigos 
que faz esquina entre a Av Lenine e a Rua da Rádio.
Roxo: A estrada para a Ponta Vermelha no traçado da cidade pré quadrícula
e que tinha sido o caminho inicial de acesso da Baixa à igreja
Uma vista de trás da igreja na mesma altura do mapa de 1895 em cima:

FOTO 3 b
Braço na traseira da igreja do lado direito (para quem a vê de frente) à vista, 
ainda geográficamente a sul. 

Na FOTO 3b nota-se pelo desnível dos telhados que a parte final do corpo principal da igreja era mais baixa do que o resto mais para a frente. 
As duas cabines da FOTO 2 (e só se via uma delas na FOTO 3) eram as primeiras duma longa fiada doutras iguais ou semelhantes. Estas cabines estavam na rua pintada a roxo no mapa de 1895 e penso que não eram as barracas dos operários que cerca de 1890 construíram a Av. D. Manuel depois 5 de Outubro, actuais Josina e a sua continuação a Rua da Rádio porque essa ficavam do lado norte da 5 de Outubro (ver aqui na FOTO 2). Estas cabines das fotos acima mais junto à igreja devem ser um pouco posteriores a 1890 mas não sei qual o seu objectivo exactamente.

FOTO 3c, posterior a 1899 (Hotel Clube de 1899 em primeiro plano à esquerda)
Vista da fiada de cabines pelo lado sul. 
Igreja ao alto à direita com a frente virada para poente (oeste). 

A FOTO 3c foi tirada de onde suponho ser o antigo pântano e a olhar para a parte alta da cidade. Nela com atenção consegue-se ver o braço direito da igreja virado para sul, entre as duas cabines mais à direita. Identifica-se pelo óculo redondo ao centro por baixo do telhado em V invertido como se vê também na FOTO 3. Confirma-se nesta FOTO 3c que a parte final do corpo principal da igreja era mais baixa do que o resto.
Não sabemos as datas das FOTOs 3b e 3c (posterior a 1899) mas no mapa seguinte que é de 1903 o braço da igreja já não estava do lado direito mas aparecia do lado esquerdo (norte ou melhor NE), supostamente por uma razão que expliquei na mensagem. Por isso essas fotos 3b e 3c são de entre a data da construção (antes de 1887) a 1903 no máximo, assim como as outras fotos desta mensagem. Veremos todavia no artigo seguinte que numa foto publicada em 1901 o braço da igreja tinha já passado para o lado esquerdo de quem vê de frente, geográficamente a norte.

MAPA de 1903
Igreja, Hospital e Consulado Inglês (britânico) mais
Rectângulos verdes: Uma fiada de cabines

Uma fiada de cabines aparece marcada a sul da nova Avenida D. Manuel no mapa de 1903 Parece-me que corresponde à posição das cabines da FOTO  3c (a sua rua passava acima do Hotel Clube) mas não me parece que seja a das FOTOS 2 e 3b que estariam a sul da antiga estrada para a Ponta Vermelha (marca roxa no MAPA de 1895) que passaria a sul do Hotel Clube. Essa antiga estrada, nesta altura de 1903, já tinha desaparecido sendo absorvida pelo Jardim Vasco da Gama.
Voltando à igreja, dá ideia que a sua posição tinha sido escolhida para ficar de frente para o hospital. Mas quando a quadrícula estrutural da cidade foi definida e a Av. 5 de Outubro foi construída (cerca de 1890), a igreja ficou completamente desenquadrada das ruas próximas como se vê logo a partir do mapa de 1903. 
Quanto a qual teria sido a posição da Igreja Paroquial na cidade actual ela aparece marcada aqui a verde escuro, antes e depois.
Passaremos daqui para outra mensagem para ver o resto da evolução desta igreja paroquial.

Comentários