Há uma série de três grandes edifícios iguais na Av. Magaia, antiga Paiva Manso em Maputo, abaixo de onde foi a fábrica de gelo etc de Cavallari (Jolanda) e depois de F. Dicca (Nacional).
Podem reparar na semelhança entre as grades das varandas destes edifícios com as da fábrica da cerveja. Depois das varandas alpendradas em madeira e ferro para protejer do sol os transeuntes nas ruas comerciais que foram instaladas nos edifícios existentes no virar do século, apareciam aqui as varandas com colunadas já integradas na estrutura dos edifícios.
Os edifícios são comerciais no rés do chão e residenciais no primeiro andar e estão em razoável estado de conservação tendo em conta a "provecta" idade de perto de 100 anos.
A segunda foto é a mais actual com a pintura laranja. A pintura anterior mostrada nas outras fotos todas tinha sido castanha.
A loja Solgal na esquina da Av. Filipe Magaia (ex Paiva Manso) que sobe para a alta da cidade à esquerda, com a Av. Fernão de Magalhães que vêm da frente do Jardim Botânico à direita. |
A foto mais recente da esquina e dos três prédios. Perto na Av. Fernão de Magalhães surge um novo edifício substituindo as pequenas e antigas lojas aí existentes |
Vista dos três prédios na Av. Magaia. Prédio mBIM ao fundo foto: www.sulafrica.blogspot.com |
Os dois prédios situados mais a norte |
Os três prédios vistos mais de perto e ...Maputo também é terceiro mundo |
MAPA de 1914
Vermelho: Ainda não havia os prédios mas não deve ter passado muito tempo antes de terem sido construidos Verde: Av Paiva Manso (actual Magaia) Rosa: Av. Fernão de Magalhães Azul: onde poucos anos depois foi a fábrica de gelo Branco: cemitério velho Amarelo: prédio Bridler ao fundo na Av. da República (actual 25 de Setembro) |
Postal de Lazarus com vista da Av Paiva Manso no inicio do século XX (20) Descida para a Baixa da cidade (no sentido para Sul) |
O quarteirão dos prédios era um dos que está à esquerda no postal, mas talvez mais para baixo deste cruzamento. Pode-se ver que a zona estava com as ruas feitas mas não pavimentadas e as construções eram poucas e pequenas.
No entanto na baixa já havia o Prédio Bridler de 3 pisos, visivel ao fundo da foto. Destacam-se também mais por trás armazéns do porto.
Comentários