Antigo Instituto Portugal visto recentemente para sudoeste com a nova ponte ao fundo da Baixa (foto delagobayworld) |
Actual Universidade Pedagógica no bairro da Polana antigo Instituto Portugal (IP) de Lourenço Marques |
Foto Josine van de Voort. Extremo sul do edifício. |
Segundo informa Philipp Schauer no livro Maputo: Architectural and Tourist Guide os relevos na fachada são de José Albino Dias para quem não encontrei referências como artista.
Vista do antigo IP à direita na antiga Rua Augusto Cardoso - Raposo Beirão |
Antigo Instituto Portugal visto pelo terraço para sul Ao fundo as Blocos Gémeos e o estuário na actual Av. Lumumba junto à barreira |
As instalações do Instituto Portugal foram mostradas no Documentário Trimestral de 1944:
"Aspecto das novas instalações do IP, estabelecimento particular de ensino primário e secundário" |
O edifício do Instituto Portugal tem também lugar de destaque no mapa da cidade dos anos 40-50:
Amarelo: Instituto Portugal
Azul: Vista tal como a da quinta foto para sul
Azul: Vista tal como a da quinta foto para sul
Laranja: Av. 24 de Julho
Vermelho: Av. Brito Camacho (actual Lumumba)
Verde: Rua do Comandante Cardoso
Rosa: Actual Av. Tomás Nduda
O IP aparece em pequena parte nesta foto antiga da zona:Verde: Rua do Comandante Cardoso
Rosa: Actual Av. Tomás Nduda
Seta amarela: Instituto Portugal Seta castanha: Liceu Salazar (actual Josina) Seta roxa: Antigo Liceu 5 de Outubro, local da actual Escola Comercial Verde: Rua Comandante Cardoso Laranja: Av. 24 de Julho Rosa: Actual Av. Tomás Nduda |
Segundo informação de uma antiga aluna neste edifício entre 1957 e 1960 no rés-do-chão funcionavam as salas de aulas sala dos professores, secretaria, gabinete do Director e refeitório. No 1º andar encontravam-se o ginásio, os dormitórios e a residência do Director. Num terreno enorme atrás do edifício havia um campo de futebol, um campo de ténis e um campo de voleibol. Este colégio foi frequentado por muitos alunos internos cujos pais se encontravam fora de Lourenço Marques e que desta forma poderiam continuar os seus estudos após o ensino primário.
Também segundo a dica dum leitor e que se pode confirmar em malhanga (vê-se miniaturas) o edifício depois de ter sido o Instituto Portugal foi a Escola Preparatória General Machado, e mais recentemente o Instituto de Línguas.
Como se vê então este edifício tem estado ligado ao ensino desde a criação mas o que se vê na foto ao lusco fusco é que um grande armazém (duma empresa de camionagem segundo informação do Google Earth) ocupou mais recentemente o que foi o campo desportivo do IP.
Comentários
Ana Bela Ribeiro
Cara Ana Bela: As fotos foram sendo encontradas aqui e ali e podiam ser melhores mas realmente na net antes não havia nada coordenado sobre o IP. Como explico, ao início interessei-me simplesmente pelo grande edifício e a partir daí fui aprendendo as funções que foi tendo. Por si ficamos agora a saber que o IP continuou a existir mesmo depois da Escola General Machado ter sido aí instalada.
Em relação à sua segunda mensagem passei a sua informação provisóriamente para o artigo que irei rever depois porque agora sabe-se exactamente o que era o edifício.
Quanto ao lado emocional por ser pessoal eu abstenho-me de responder. No que escrevo tento ser objectivo (concedo que com excepção de alguns "ódios de estimação") mas certamente um antigo aluno/inquilino/proprietário terá uma reacção completamente diferente de quem não tenha tido envolvimento pessoal. E devo dizer que também já tive bastantes situações de "coração acelerado" ao fazer estas pesquisas. Obrigado pela reacção (emoção e informação) e cumprimentos.