Instituto Portugal na Polana/Ponta Vermelha, ex Lourenço Marques de cerca de 1943/44


Antigo Instituto Portugal visto recentemente para sudoeste
com a nova ponte ao fundo da Baixa (foto delagobayworld)

Actual Universidade Pedagógica no bairro da Polana
antigo Instituto Portugal (IP) de Lourenço Marques
Foto Josine van de Voort. Extremo sul do edifício. 

Segundo informa Philipp Schauer no livro Maputo: Architectural and Tourist Guide os relevos na fachada são de José Albino Dias para quem não encontrei referências como artista.

Vista do antigo IP à direita na antiga Rua Augusto Cardoso - Raposo Beirão
Antigo Instituto Portugal visto pelo terraço para sul
Ao fundo as Blocos Gémeos e o estuário na actual Av. Lumumba junto à barreira 
As instalações do Instituto Portugal foram mostradas no Documentário Trimestral de 1944:
"Aspecto das novas instalações do IP,
estabelecimento particular de ensino primário e secundário"
O edifício do Instituto Portugal tem também lugar de destaque no mapa da cidade dos anos 40-50:

Amarelo: Instituto Portugal
Azul: Vista tal como a da quinta foto para sul
Laranja: Av. 24 de Julho
Vermelho: Av. Brito Camacho (actual Lumumba)
Verde: Rua do Comandante Cardoso 
Rosa: Actual Av. Tomás Nduda

O IP aparece em pequena parte nesta foto antiga da zona:
Seta amarela: Instituto Portugal
Seta castanha: Liceu Salazar (actual Josina)
 Seta roxa: Antigo Liceu 5 de Outubro, local da actual Escola Comercial
Verde: Rua Comandante Cardoso
Laranja: Av. 24 de Julho
Rosa: Actual Av. Tomás Nduda
Segundo informação de uma antiga aluna neste edifício entre 1957 e 1960 no rés-do-chão funcionavam as salas de aulas sala dos professores, secretaria, gabinete do Director e refeitório. No 1º andar encontravam-se o ginásio, os dormitórios e a residência do Director. Num terreno enorme atrás do edifício havia um campo de futebol, um campo de ténis e um campo de voleibol. Este colégio foi frequentado por muitos alunos internos cujos pais se encontravam fora de Lourenço Marques e que desta forma poderiam continuar os seus estudos após o ensino primário. 
Também segundo a dica dum leitor e que se pode confirmar em malhanga (vê-se miniaturas) o edifício depois de ter sido o Instituto Portugal foi a Escola Preparatória General Machado, e mais recentemente o Instituto de Línguas.
Como se vê então este edifício tem estado ligado ao ensino desde a criação mas o que se vê na foto ao lusco fusco é que um grande armazém (duma empresa de camionagem segundo informação do Google Earth) ocupou mais recentemente o que foi o campo desportivo do IP.

Comentários

Anónimo disse…
Foi com bastante emoção que encontrei estas fotos do colégio Instituto Portugal, que frequentei desde a 4ª classe até ao 3º ano do ensino secundário, com recordações fantásticas. O Director era o Dr. Eurico Cabral, funcionando como internato e externato. Eu era semi-interna, o que significava passar ali praticamente o dia inteiro, ficando da parte da tarde na sala de estudos.Quando o colégio foi vendido passando a funcionar como escola preparatória, o meu desgosto foi imenso... Mas o seu alvará foi adquirido pelo Engº Caleiro e continuou a funcionar num prédio na actual Rua de Tchamba, tendo eu ali terminado o ensino secundário. Tudo isto de passou nos inesquecíveis anos 60...
Ana Bela Ribeiro
Rogério Gens disse…
2a versão
Cara Ana Bela: As fotos foram sendo encontradas aqui e ali e podiam ser melhores mas realmente na net antes não havia nada coordenado sobre o IP. Como explico, ao início interessei-me simplesmente pelo grande edifício e a partir daí fui aprendendo as funções que foi tendo. Por si ficamos agora a saber que o IP continuou a existir mesmo depois da Escola General Machado ter sido aí instalada.
Em relação à sua segunda mensagem passei a sua informação provisóriamente para o artigo que irei rever depois porque agora sabe-se exactamente o que era o edifício.
Quanto ao lado emocional por ser pessoal eu abstenho-me de responder. No que escrevo tento ser objectivo (concedo que com excepção de alguns "ódios de estimação") mas certamente um antigo aluno/inquilino/proprietário terá uma reacção completamente diferente de quem não tenha tido envolvimento pessoal. E devo dizer que também já tive bastantes situações de "coração acelerado" ao fazer estas pesquisas. Obrigado pela reacção (emoção e informação) e cumprimentos.