Este prédio modernista é assim chamado, suponho eu, por ser na ex. Av. Manuel de Arriaga (actual Marx), esquina a NW com Av. Daússe (antiga Dr. J. Serrão). Pela idade / conservação e pelo estilo modernista suponho que tenha sido construidos entre o final dos anos 40 e início dos 50
Moçambique teve um periodo económico áureo durante a segunda guerra mundial beneficiando da neutralidade portuguesa. Assim os navios portugueses continuaram a ligar a Europa a África e a aportar a Lourenço Marques transportando mercadoria de ambos os campos adversários nomeadamente para a África do Sul, enquanto que os navios, mesmo civis, ingleses e americanos de um lado e os alemâes e italianos do outro eram alvos a abater pelos inimigos respectivos. Isso justifica o desenvolvimento de boa parte da cidade no estilo arquitectónico mais popular internacionalmente na época que se seguiu e do qual encontramos muitos exemplos mais abiaxo na mesma avenida por ex. junto ao Cine África, junto à Catedral e na barreira da Maxaquene.
Primeiro duas fotos tiradas ao fim da tarde com a antiga J. Serrão à esquerda da esquina seguindo para o Alto Maé e a M. Arriaga, avenida mais larga, à direita seguindo para a Malhangalene:
Fotos originais HoM - clique para aumentar |
Segue-se uma foto carregada da net um pouco anterior à de cima:
O prédio é muito simples mas bonito. É pena o estado de conservação mediocre pelo menos na altura das primeiras fotos, em 2012. Esperemos que tenha sido reabilitado.
Comentários
Morei no 1º andar durante 10 anos