A esquina da Praça 7 de Março (actual 25 de Junho) e a entrada na Rua Araújo (actual Bagamoyo) já foi mostrada no HoM: nesta mensagem no início da cidade e nesta no final dos anos 20.
Vamos agora ver esta entrada cerca de 1968 e andar por ela uns 130 metros olhando para o lado direito ou seja do norte.
Vamos agora ver esta entrada cerca de 1968 e andar por ela uns 130 metros olhando para o lado direito ou seja do norte.
FOTO 1
à direita (norte): Edifício na esquina, BANCO de Crédito Comercial e Industrial (BCCI) com grandes ombreiras para o fundo (poente=oeste): Rua Araújo nas costas: Praça 7 de Março (actual 25 de Junho) |
Sobre os dois edifícios das FOTOS 1 e 2 um leitor informou que o edifício do BCCI tinha sido anteriormente a Casa Pfaff que já apresentamos para onde terá ido posteriormente.
Informou também que o edifício da COOP era originalmente da família Kakoobhai que tendo nacionalidade indiana tinha sido expulsa de Moçambique (Portugal na altura) em retaliação pela invasão do Estado Português da India por Nehru em 1961. A informação que tenho é que a família Kakoobhai foi efectivamente ameaçada mas não foi expulsa pois foi finalmente considerada, como outras, "como de relevância para a actividade económica da província". E também li que a família tinha sido membro importante da COOP (em que a comunidade indiana era muito influente), por isso a passagem do edifício para a COOP pode ter sido uma transacção mais complexa.
Relembro como era em 1929 esta zona da Rua Araújo em frente ao Teatro Varietá, que se vê à esquerda da foto.
FOTO 3
Disse mais esse leitor que no prédio a seguir à COOP/Kakoobai estava o fotógrafo Sousa, depois a Casa Zuid e ao final, ainda antes do Hotel Carlton, uma cantina que se chamava Salgado & Monteiro, Ltda, em frente à firma Krueger.
Quanto ao resto, na FOTO 4 vê-se melhor a Casa Zuid (o prédio branco com as colunas de cimento). Um dos edifícios para o lado esteve em ruínas mas pelo Google Earth agora tem telhado, por isso não sei que renovação foi feita.Por isso deduzo que o fotógrafo Sousa seria onde tinha sido o café ao lado do carro LM 872 da FOTO 3.
FOTO 4
Salgado & Monteiro era onde ainda havia a cobertura sobre o passeio Ex CASA ZUID à direita com as colunas |
E o edifício branco com base azul que na FOTO 4 aparece à esquerda em parte era utilizado pela Alfaiataria Chique como se vê na FOTO 5 de 1968. Vê-se que tinha tido uma cobertura de que restavam os suportes metálicos.
FOTO 5 (repetida no HoM)
Edifício no cruzamento da Rua Araújo com a Travessa da Catembe que deste ponto ia ter à esquina da Rua Consiglieri Pedroso em frente ao Hotel Tamariz |
Sobre o que foi o edifício de cima no início do século XX (20) ver este artigo.
Vamos resumir o que mencionamos acima com esta panorâmica mais ou menos actual da Baixa de Maputo.
Vamos resumir o que mencionamos acima com esta panorâmica mais ou menos actual da Baixa de Maputo.
FOTO 6
Nesta mensagem vimos ou revimos os prédios do lado norte da Rua Araújo desde a ex Praça 7 de Março até à Travessa da Catembe.
Na mensagem daremos a volta e iremos ver o lado sul desse mesmo troço da Rua Araújo a partir da firma Krueger (rosa) que se situava em frente à casa da FOTO 5 (seta branca) até regressarmos ao ponto de partida na Praça.
Comentários