Na mensagem anterior caminhámos da Praça 7 de Março até ao prédio da Alfaiataria Chique junto à Travessa da Catembe. Em frente desse local do lado sul da Rua Araújo existia a firma Krueger que era sul-africana e que penso principalmente vendia bombas de água.
Vamos nesta mensagem partir da Krueger e regressar ao ponto de partida olhando para o lado sul da ex Rua Araújo, actual Bagamoyo.
Vamos nesta mensagem partir da Krueger e regressar ao ponto de partida olhando para o lado sul da ex Rua Araújo, actual Bagamoyo.
Como se pode ver na FOTO 1 a Krueger fazia esquina a Travessa da Catembe na sua ligação à antiga Av. 28 de Maio, actual M. de Inhaminga. Ao lado de onde está o VW Carocha ficava o prédio da firma Paulino dos Santos Gil.
Pode-se ver que para nascente=leste da Krueger ficava uma série de lojas térreas.
FOTO 1 |
Em 1968, vista da Rua Araújo para Sudeste
Ao fundo, ao alto e
à
esquerda: o Prédio do Conselho de Câmbios etc.
à
direita: Prédio dos Organismos visto
de trás
|
Na FOTO 1 de 1968 não aparece o Teatro Varietá que tinha sido demolido em 1967. Ele vai reaparecer na FOTO 2 em que do lado direito e a cores se vê a última loja que estava para a esquerda na FOTO 1. Na FOTO 1 vê-se completamente loja com 4 portas altas, na FOTO 2 tirada mais junto à Praça só se vêm 3 dessas portas.
FOTO 2
Foto de 1967 ou anterior (Triumph e Morris) Fim da fiada de lojas da Krueger ao Teatro Varietá |
Podemos nesta FOTO 3 de 1929 ver ao centro e agora completamente a loja com 4 portas.
FOTO 3
Foto de 1929 Loja das 4 portas ao lado do Varietá Tinha escrito CASA ??? - ??? HOUSE |
Na FOTO 2 depois do Varietá adivinha-se para a direita a entrada para a Travessa do Varietá e logo a seguir vê-se a esquina arredondada do Arquivo Histórico.
A vista da Travessa do Varietá para a antiga Rua Araújo é esta:
Esse quarteirão que tem o Arquivo e Conselho de Câmbios do lado norte, na segunda metade dos anos 60 tinha já adquirido a configuração actual conforme expliquei nesta mensagem e segundo os planos que se vêm aqui em baixo.
A vista da Travessa do Varietá para a antiga Rua Araújo é esta:
FOTO 4
à esquerda: Cinemas Dicca e Estúdio 222 ao fundo: ex COOP e ex café que não tinha colunas em 1929 à direita: Prédio dos organismos e depois o arquivo histórico |
Voltamos agora à foto do início do percurso na Praça para confirmarmos que do lado esquerdo em 1968 estava o conjunto do desenho de cima com o Conselho de Câmbios na esquina da Praça e o Arquivo Histórico face à Travessa do Varietá..
FOTO 5
Na FOTO 5 vê-se no terreno depois da esquina do Arquivo uma tabuleta para o Prédio Dicca que nunca se construiu. Isto era em 1968, um ano antes tinha-se construido os Cinemas que ficam um pouco afastados para sul da esquina e não se vêm daqui.
Recordo que as lojas térreas à direita das FOTOS 1, 2 e 3 entre a Krueger e a Travessa do Varietá eram dos primórdios da cidade. Na foto em baixo eram as que estavam à esquerda depois do terreno da palmeira. A segunda loja já em 1898 tinha a cobertura que aparece em 1929 na FOTO 3
FOTO 6 de cerca de 1898
(tirada na mesma direcção da FOTO 5 mas uns 40 metros mais à frente)
(tirada na mesma direcção da FOTO 5 mas uns 40 metros mais à frente)
Rua Araújo em 1898. Vista para o poente=oeste |
Vamos resumir os que referimos nesta mensagem com esta panorâmica mais ou menos actual da Baixa de Maputo.
FOTO 7
Linha vermelha: ex Rua Major Araújo
Azul claro: Arquivo Histórico
Branco: O prédio da Alfaiataria Chique
A sua esquina e a Travessa da Catembe estão escondidas
pela torre nessa direcção.
Rosa: Local das lojas das FOTOS 1, 2 e 3
desde o Krueger até à das quatro portas, que foram todas demolidas
Preto: Cinemas Dicca e Estúdio 222 Castanho: Organismos Económicos, Junta do Comércio Externo, Universidade, agora Ministério do Comércio
Linha verde escura: ex Rua Canto e Castro
na ex Praça 7 de Março (25 de Junho)
Linha verde clara: ex Av. 28 de Maio, actual M. de Inhaminga.
Linha laranja: Travessa do Varietá |
Comentários