Chalet Kiosk (Sideris) na Praça 7 de Março, actual Maputo (2/2)

As primeiras duas configurações do kiosk CHALET tinham sido mostradas aqui. 
As três imagens individuais seguintes são dos derradeiros anos do kiosk = quiosque. As duas primeiras são muito semelhantes e são vistas com a Casa Amarela, a Rua Consiglieri Pedroso e o lado poente = oeste da Baixa da cidade ao fundo.

FOTO 5a, na sequência da numeração da mensagem anterior
Cartaz SIDERIS à entrada do kiosk (ampliado)
Na foto vê-se também por cima "Salão de Cabeleireira, etc.. Marcella".

 FOTO 5b
Kiosk (ampliado) SIDERIS ainda em vista semelhante à da FOTO 5a. 
Na FOTO 5b, em cima e tal como na FOTO 5a no extremo está escrito SPECIAL COFFEE.

Vamos agora por lado a lado o kiosk como era originalmente e o que aparece nas FOTOS 5. À primeira vista pareciam completamente diferentes mas observando com atenção vê-se o seguinte. Uma alteração evidente foi ter-se fechado as varandas com vidraças mas esse fecho foi progressivo como se podia ver na mensagem anterior.

                                                         MONTAGEM 1

O mais importante foi no entanto o que se indica com as cores. O kiosk nas FOTOS 5 tinha sido ampliado com mais uma secção que o expandiu da coluna Azul para a coluna Vermelha. Nestas FOTOS isso aconteceu para o lado direito ou seja em direcção ao eixo central da Praça.
Podemos confirmar pelas colunas que apesar das diferenças de aspecto, estruturalmente era o mesmo kiosk.

MONTAGEM 2
1 e 4: das FOTOS da mensagem anterior
5a: da primeira foto desta mensagem
A FOTO 6 dá uma vista do lado oposto às das FOTOS mais acima e vamos concluir que é anterior a elas.

 FOTO 6
Kiosk CHALET (ampliado) cerca de 1929 (foto de Santos Rufino)
Podemos concluir daqui que mesmo depois da ampliação que terá ocorrido antes de 1929 o kiosk continuou a ter o café/restaurante CHALET do início e por isso só terá ficado SIDERIS depois de 1929. As FOTOS 5 serão assim posteriores à FOTO 6 e a 1929. Comparando a FOTO 6 (anterior) com as FOTOS 5 posteriores vê-se que na FOTO 6 está CHA CACAO onde ficou depois SPECIAL COFFEE e que na FOTO 6 tudo o resto está em português, por exemplo CERVEJA na parte ampliada. O Salão de Cabeleireiro deve ter que se vê nas FOTOS 5 aparecido depois de 1929. 
Importante é notar, olhando para a foto à esquerda da MONTAGEM 1 e para a FOTO 6, que a cobertura do kiosk foi substancialmente alterada para cobrir a superfície aumentada pela ampliação.
Na FOTO 6 vê-se do lado de lá da Travessa da Fonte o Café BeiRUTH e por trás desse o telhado relativamente gigantesco do Teatro Gil Vicente inicial. O local do Beiruth actualmente corresponde à Papelaria Académica, o local do Chalet/Sideris actualmente deve ser na via de rodagem em frente a ela. A praça inicialmente tinha cantos onde estavam os quiosques esses cantos foram depois arrendondados e transformados em rua para se facilitar a circulação automóvel.

Vê-se agora que o Chalet, presumo que nos últimos tempos antes de ser demolido no início dos anos 40, continuaria a ser propriedade de Sideris mas com Mihaletos com sócio, os dois cidadãos de origem grega.
Memorabilia do Chalet Kiosk recentemente â venda no olx.co.pt
com o emblema da cidade

Comentários