FOTO 1 |
XIMA ex-Cervejaria Imperial no Alto Maé a mudar de cor de laranja para vermelho mas parece ir oscilando conforme os patrocínios |
A Cervejaria Imperial era um dos mais populares restaurantes do Alto Maé pré independência de Moçambique.
FOTO 2
Vermelho em 2012. Fachada para a Av E. Mondlane. |
FOTO 3
Vermelho em 2012. Outra vista da Av E. Mondlane. |
FOTO 4
Cor laranja em 2006. Ver mais sobre este quarteirão. Foto de Yves Traynard |
A FOTO 6 tal como a 5 devem ser dos anos 60 e mostra a zona duma perspectiva um pouco semelhante à FOTO 4 mas muito mais recuada.
|
FOTO 6
Nos anos 60 uns 200 metros para a direita da E.P. (para sudoeste geográficamente) ficava a primeira sede do Clube Primeiro (10) de Maio que já tinha sido mencionado na mensagem sobre a origem do Clube Ferroviário. Com tal nome e equipando de vermelho a sua origem e carácter operário era bem vincado. Estranhamente (ou não), tendo conseguido sobreviver ao Salazarismo parece que não sobreviveu à voragem do pós independência.
|
As duas ruas marcadas a laranja em cima (antiga Albasini para a esquerda e actual da Tanzânia para a direita) fizeram parte da estrada da circunvalação que marcava o fim da cidade do cimento no fim dos anos 20. A actual Av. Mondlane que num primeiro plano terminava neste local quando encontrava a estrada da circunvalação, foi ulteriormente continuada para poente = oeste pela chamada Avenida do Trabalho que ficava a partir do limite inferior da FOTO 5. Mas a Avenida do Trabalho uns 200 metros deste seu início passava a ser uma estrada normal pelo que ficou aqui para sempre marcada a diferença entre a cidade do cimento mais antiga e a que se expandiu digamos dos anos 40 em diante.
Sobre o Bairro do Alto Maé ver mais aqui.
Ver cartaz do Estúdio Corte Real na FOTO 4 na direcção do XIMA: essa loja de fotografia fica a 100 metros para a direita do XIMA.
Sobre o carro eléctrico no Alto Maé (linha preta) ver.
Sobre o Alto-Maé há 85 anos ou perto disso, ver a mensagem.
Sobre o Alto-Maé há 85 anos ou perto disso, ver a mensagem.
Comentários