Antiga Av. Augusto Castilho, actual Lenine acima da Rua da Rádio - passado e presente

Neste artigo vamos subir "fisicamente" a antiga Av. Augusto de Castilho (AC), actual Lenine desde o cruzamento com a Av. Andrade Corvo, actual Ho Chi Min até perto da actual Av. Eduardo Mondlane na Cidade de Maputo. Mas na FOTO 1 conseguimos ver a AC a partir de uns 100 metros abaixo desse cruzamento, isto é quase desde o cruzamento da Rua da Rádio. A Av. AC tinha entre tempos também sido a Elias Garcia, como o meu avô - estranhamente para mim - lhe chamava.


FOTO 1, tirada do alto do prédio do "politburo"
Castanho: telhado da Escola Primária
Azul: onde era a Igreja Paroquial, do lado norte da Rua da Rádio
Amarelo: torre do Palácio da Radio
Roxo: Edifício Tonelli na esquina da Av. AC com a Rua da Rádio
Preto: Central Telefónica noutra esquina da Av. AC com a Rua da Rádio.
Ver também vivenda mais alta a meio do quarteirão 
Laranja: Av. AC, agora Lenine
Agora uma foto antiga, com vista ainda do mesmo lado mas mais afastada da Av. AC que é a faixa branca visível ao fim do prado e que à esquerda ia descendo para a Baixa. Parece que não havia ainda a Av. Andrade Corvo, actual Min a cruzar a Av. AC.
FOTO 2, talvez por volta de 1900 - 1905
Ao fundo ao centro a igreja paroquial localizada onde agora está o Palácio da Rádio

A FOTO 3 é posterior à FOTO 2 e foi tirada mais próxima da Av. AC. Comparando-se com a anterior os terrenos estão murados e a Baixa da cidade tem construção compacta. Vê-se em frente o cruzamento com a Av. Andrade Corvo (actual Min).

FOTO 3
Ao fundo ao centro a igreja paroquial. Ainda o mesmo muro do lado direito
 para quem desce a Av. AC antes e depois da Av. Andrade Corvo
Subindo um pouco mais ao longo da Av. Augusto de Castilho tinhamos a FOTO 4 em que o cruzamento com a Av. Andrade Corvo está mais afastado do que da FOTO 3. Os muros do lado direito de quem desce a Av. AC eram os mesmos que na FOTO 3 nos dois quarteirões à vista

FOTO 4
Foto tirada das traseitas de edifício virado para a Av. 24 de Julho.

Na FOTO 4 de cima a igreja está mais afastada do que nas anteriores. Para a sua direita com as árvores pelo meio vê-se o hospital antigo de cerca de 1880 de perfil (de chaminés nas traseiras). Ao fundo e ainda do lado direito vê-se a cúpula da estação dos CFLM pelo que a FOTO 4 é de depois de 1913 (essa parte da estação foi construída de 1913 a 1916).
Vamos agora com a FOTO 1 de cima e as FOTOS 5 e 6 de baixo ter ideia de como evoluiu a antiga Av. AC nesta zona digamos nos últimos 100 anos. Começamos com a FOTO 5 que mostra a continuação da subida acima da FOTO 1. 

FOTO 5 de cerca de 2008

FOTO tirada na ex Av. AC. Cervejaria Laurentina na esquina noroeste do cruzamento
da Av. AC que vai a subir, com a ex Andrade Corvo que vai a descer 

na perpendicular para a esquerda, em direcção ao Prédio Funchal.
FOTO 6, tirada do alto do "politburo* mais para cima na Av. AC
Vê-se desde um pouco acima do cruzamento da Av. AC 
com a ex Andrade Corvo (onde está a Cervejaria Laurentina), até ao 
cruzamento com a Av. 24 de Julho (onde estão os carros em fila na transversal)
e a partir daí o resto da subida da Av. AC para a Av. Mondlane. 
Os primeiros prédios do lado esquerdo da FOTO 6 estão na posição das casas que se viam na FOTO 4 antiga, mas na FOTO 6 vê-se esse quarteirão mais para cima (para a 24 de Julho) do que na FOTO 4. 
Para ligar as três fotos modernas se o leitor ainda não o fez, à esquerda da FOTO 5 está a esquina do "gaivotas em terra" que se vê à direita da FOTO 1. Na FOTO 5 acima da Cervejaria Laurentina estão também os prédios altos da FOTO 6.  Está assim feita ligação entre as FOTOS 1 (mais para baixo), 5 (troço de ligação que incluiu o cruzamento com a ex Andrade Corvo, actual Min) e 6 (mais para cima).
Pode-se observar que a Av. AC tem bastante declive nesta zona mas ele acentua-se ainda mais entre a Rua da Rádio e a Baixa, uma parte que não é coberta nestas fotos em cima pois fica para lá do prédio Tonelli (ver na segunda parte) que se vê ao fundo e à esquerda da FOTO 1 onde está indicado com a seta roxa. 
Voltando ao passado mas neste caso com visibilidade até à Capitania ao fundo.

FOTO 7
Cerca de 1929 na Av Augusto de Castilho descendo para a Baixa
 com a Capitania do Porto ao fundo
Mesmo em 1929 a zona parecia ainda muito vazia pelo que a construção de habitações ladeando a avenida deve ter começado a construir a partir dos anos 30.

Comentários