Hospital Miguel Bombarda de Lourenço Marques - edifício de colunas no topo sul de 1911

Vamos ver nesta mensagem mais um dos primeiros edifícios construidos para o Hospital Miguel Bombarda, actual Central de Maputo. A data da FOTO é de 1911 altura em que se fizeram bastantes construções  após o primeiro edifício para o director de serviços ter sido construido em 1908. Na altura desta foto o Hospital anterior continuava a funcionar (e foi assim por mais cerca de um ano) próximo de onde agora a catedral católica.

FOTO 1 - Cunha de 1911
Edifício rectângular de um piso
O edifício tinha varanda e colunas exteriores mas é importante notar, pelo que se vê noutras fotos (por exemplo na FOTO 3 em está identificado pela letra b), que isso era só dos dois lados que se viam nesta foto, quer dizer dos lados sul (à direita da esquina da foto) e oeste = poente (à esquerda da esquina da foto). Não sei qual a função inicial deste edifício pois como se pode ver em baixo há uma longa lista de construções feitas no hospital até 1912 (marco os dois outros edifícios que se mencionam nesta mensagem e outros entretanto identificados):
1906 - construção de um pavilhão enfermaria, projetado em Lisboa;
1907-1908 - construção de uma casa de primeiro andar para o Diretor dos Serviços;
1909-1910 - construção de um pavilhão destinado aos quartos particulares de 1ª classe (primeira enfermaria);
1910-1912 - execução das obras para a conclusão do Hospital;
1912 - conclusão das obras, compreendendo o hospital nessa data um edifício de primeiro andar (destinado principalmente aos serviços administrativos), um edifício para laboratório (adaptação do primitivo projeto de residência para dois médicos), lavandaria, sala de operações, casa mortuária, edifício de primeiro andar para residência de médicos e enfermeiros (adaptação do edifício primitivamente destinado à casa das Irmãs Hospitaleiras), cozinha, edifício de primeiro andar para residência do chefe de serviço, edifício com 21 quartos e 18 camas para doentes, edifício de internamento (com 30 camas) e de cirurgia, edifício de internamento com 30 camas para doentes de medicina, edifício de internamento com 29 camas (enfermaria geral feminina), edifício de enfermaria e maternidade, edifício de internamento de pediatria (24 camas), dois edifícios para internamento de doentes com doenças infetocontagiosas, edifício de internamento para militares;

Nessa lista, sendo este edifício situado face à avenida suponho que não fosse uma das enfermarias da lista pois estas concentraram-se ao centro. Mas como se vê havia muitas hipóteses. 

A uns 100 metros dele mais para o fundo da FOTO 1 vemos o edifício de primeiro andar (destinado principalmente aos serviços administrativos) construído na mesma altura e de que se recorda a frente na FOTO 2.

FOTO 2
Edifício principal
Em baixo é uma das fotos de Santos Rufino tiradas cerca de 1929 do primeiro andar do edifício principal o olhando na direcção noroeste. Aparece aí do lado esquerdo o edifício da FOTO 1 como seria natural.
FOTO 3
b: edifício da FOTO 1 visto do lado oposto (fachada nascente = leste)
bola vermelha: a chaminé do 1908 (residência do director),
por trás ou para poente do edifício da FOTO1.
a, c, e d: outros edifícios
Veremos a seguir os três edifícios notados em cima e localizados no topo sul e do lado poente = oeste do recinto do Hospital uns 30 anos depois da FOTO 1 (para o lado centro- esquerdo utilizamos duas fotos diferentes para ter mais informação).

FOTOS 4 de 1942 ou depois
(clique na foto para aumentar)
1: edifício principal ao centro deste topo do recinto do Hospital
b: edifício da FOTO 1 de colunas grossas do lado sul (o que se vê daqui)
1908: residência do director de serviços. 
Os três estão face a
linhas amarelas: Av. Pinheiro Chagas, actual Mondlane

O resto dos edifícios desta panorâmica
 já foi abordado noutras mensagens sobre o Hospital
O edifício da FOTO 1 continuou a existir até à segunda metade dos anos 60 mas foi nessa altura demolido para dar origem à actual Medicina.

FOTO 5 (cortesia de Fernanda Simões)
Castanho: edifício da FOTO 1 ainda, por isso antes da Medicina
Vermelho: Urgências de cerca de 1965/66 já construído
Laranja: Ministério da Saúde em preparação

Comentários