Continuando a série dos prédios dos anos 50 agora com "Côr de Burro Quando Foge" (ver este do mesmo lado da avenida mas mais para a Baixa) temos agora um na esquina das Avs. Marx e Min, pelo que tomo a liberdade criativa de lhe chamar "Maximino".
Primeiro o prédio na esquina norte e oeste do cruzamento das duas avenidas referidas:
Para a direita, a subir: Av. Marx, antiga Manuel de Arriaga Para a esquerda, a descer: Av. Min, antiga Andrade Corvo |
Prédio visto quase na mesma direcção à direita da foto. Na esquina à esquerda vê-se este da mesma época. |
Duas fotos tiradas do Prédio Funchal:
Prédio à esquerda. Para a direita o prédio alto do cabaret Negresco Ao fundo na Av. Magaia paralela à Av. Marx no cruzamento com a Av. 24 de Julho - Karmali |
Na foto seguinte ao fundo, ao centro esquerda aparece o prédio à distância. À sua esquerda, quer dizer do lado sul da avenida Min, fica este prédio da mesma época.
em primeiro plano, à esquerda: o edifício do Município (que ainda não está no HoM!) A Av. Min passa na sua traseira e vê-se aqui a seguir para o Alto-Maé. ao fundo, à direita: prédio alto na esquina sul-oeste da Avs. Marx com 24 de Julho |
Vamos localizar melhor o prédio e ver as redondezas numa foto do Google Earth já apresentada mas agora mais desenvolvida.
na Av. Min (direcção oeste-este) Castanho (canto inferior direito): "Maximino" Branco: Padaria Aliança Vermelho e verde : Casas antigas na Av 24 de Julho: Bola castanha (em cima): Bloco da Simpatia Canto azul claro: Referido prédio alto Bola amarela: Prédio Costa Bola azul: Karmali na Av Magaia, antiga Paiva Manso Bola roxa: Casas gémeas recuperadas |
Em baixo é uma foto na Av. Min entre a Av. Marx (a esquina do "Maximino" fica para trás deste local) e a Av. Magaia (a esquina da padaria fica para a frente) e que se relaciona com a imagem do Google Earth pois foi tirada mais ou menos em frente à casa marcada com o traço verde.
Av. Min, antiga Andrade Corvo olhando-se para poente = oeste
à esquerda: não se vê mas fica o Museu Nacional de Arte à direita: Casas antigas (vê-se a que fica do lado esquerdo das duas) ao fundo: o antigo Liceu António Enes no Alto Maé que corta a Avenida |
Entre este local e o fim da Avenida Min no Alto Maé fica ainda a espectacular Casa de Cultura. Mas esta parte central da avenida não se compara em riqueza de habitações com o que há para o lado nascente=leste (por exemplo a vivenda 1 a uns 400 metros e as vivendas 2 e 3 a uns 700 metros).
A vantagem de chamar a este edifício o "Maximino" (ou outra coisa qualquer) é que até agora eu confundia-o com este outro que também fica na parte ascendente da Av. Marx mas na esquina com a Av Josina, antiga 5 de Outubro e que agora identifiquei como sendo projecto do arquitecto Pancho Guedes. Para além de serem da mesma época (meio dos anos 50?) e de tamanhos e cores parecidas, estão em cruzamentos consecutivos e ambos nas esquinas do lado oeste e norte mas espero agora ficar com os dois bem arrumados.
Comentários