Caminhos para a Ponta Vermelha no início do século 20 (XX) - parte 2 de 2

Continuando a mensagem anterior onde tinhamos visto nas FOTOS 1 e 2 a estrada da Ponta Vermelha cerca de 1900, vamos aqui dar um pequeno salto no tempo para talvez 1907.
Temos agora a estrada da Ponta Vermelha (PV) já chamada Avenida da Raínha bem delineada e com a linha do eléctrico ou tramway da Ponta Vermelha e da Polana, por isso pós 1904. Relembro que nesta altura o transporte automóvel individual ainda era raríssimo por isso o carro eléctrico passou a ser o meio de transporte ligando os pontos mais afastados da cidade que se começava a estender.

FOTO 1

Postal enviado parece-me que em 1912
Na FOTO 1 a barreira fica à direita, a PV fica para a frente, os carris do eléctrico e respectiva linha aérea de electricidade do lado esquerdo e iluminação pública do lado direito.

FOTO 2
Foto tirada em sentido contrário ao da FOTO 1
Na FOTO 2 a barreira fica à esquerda, a PV fica para trás, a Baixa para a frente. A linha vai do lado direito e a iluminação pública do lado esquerdo (e os fetos gigantes parecem inventados).
Relembro que numa mensagem do HoM tinhamos já falado da linha da Polana nestas paragens tendo conseguido identificar mais de 100 anos depois o local preciso duma foto. Nestas fotos tal não é possivel por falta de dados.
E aproveito também para mostrar uma outra foto de eléctrico suponho que também por volta de 1907 na antiga Av. D. Carlos por onde António Enes tinha passado a cavalo para a Ponta Vermelha talvez uns 12 anos antes ao sair da cidade e a caminho do seu "entranhado do sertão". 

FOTO 3
Foto pouco vista do eléctrico na linha da Polana (mas no troço comum ao Alto Maé)
Frente ao Hotel ClubeNovo barracão do porto
de telhado castanho ao fundo
Na FOTO 4 em baixo vamos ver a chamada Berea numa foto de JEM (que não são os Lazarus). Berea era o nome dado pelos ingleses à zona da encosta da Maxaquene em LM pelos vistos porque em Durban havia uma zona topológicamente semelhante com esse nome. 

FOTO 4
Berea - bairro residencial de Lourenço Marques
Na foto de cima não vejo nada aqui que me permita posicionar exactamente. Presumo que a estrada da PV seja a faixa meio afundada que passa na "horizontal" onde se vêm os postes de electricidade e telefones. A Ponta Vermelha ficaria para a direita e o interior das terras para o fundo.
Agora uma foto da barreira vista da Ponta Vermelha para poente = oeste nos anos 70/80. Actualmente a zona à esquerda da foto está densamente urbanizada. Nesta foto pode-se imaginar onde se situava a antiga estrada de Reuben Point, depois sucessivamente Av. da Raínha, Miguel Bombarda, Brito Camacho e agora Lumumba pois passava à direita (mais ou menos paralelamente à barreira), quer dizer pela frente, dos prédios com as traseiras viradas para o limite da barreira que se vêm na foto.

FOTO 5
Foto tirada talvez dos Blocos Gémeos
à esquerda ao fundo, na Baixa: Prédio 33
ao centro, no alto da Maxaquene: Hotel Girassol
à direita: antigo Hotel Aviz
Este tema foi dividido em duas mensagens:
1. na anterior vimos nas FOTOS 1 e 2 como era a estrada da Ponta Vermelha cerca de 1900 e depois vimos fotos da barreira à distância e um caminho alternativo também nessa época;
2. nesta mensagem nas FOTOS 1 e 2 vimos como a estrada da PV era por volta de 1907, na FOTO 3 vimos o eléctrico junto ao início da estrada, na FOTO 4 vimos a estrada na paisagem no início do século 20 (XX) e na FOTO 5 temos uma vista bastante completa da barreira nos anos 70/80.

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