Depois de termos visto mensagens sobre a fachada principal e sobre a traseira, vamos agora ver vistas aéreas do Hotel Polana e outros factos nas redondezas. Como se procuram explicar objectivos diversos as FOTOS não estão organisadas cronológicamente.
Começamos pela foto de melhor qualidade para introdução mas o mais interessante vem a seguir.
Começamos pela foto de melhor qualidade para introdução mas o mais interessante vem a seguir.
Nas FOTOS 1 vemos a fachada frontal frente à Av António Enes (actual Nyerere) e a fachada lateral sul. Por trás vemos a piscina, a barreira e a praia.
Todas as outras fotos desta série mostram mais as traseiras do Hotel.
FOTO 2
Foto deve ser do início dos anos 50
|
Do lado direito da FOTO 2 já havia a Av. Massano de Amorim, actual Mao, mas só estava activa a faixa do lado norte (aqui da direita). O terreno entre a Av. António Enes que passava em frente ao Hotel e o Parque arborizado mais para poente=oeste continuava vago.
FOTO 3
Vista aérea nos anos 30 |
Como se vê na FOTO 3 o Hotel de origem não tinha piscina e havia um relvado nas traseiras. Acima na foto vê-se que ao lado do Parque arborizado não havia ainda a Av Massano de Amorim, actual Mao. Viam-se a certa distância o Observatório ao fundo à esquerda e a Telegrafia com as duas torres. Também se via o Caracol à esquerda.
Depois de nas fotos de cima termos olhado para toda a área envolvente do Hotel vamos agora focar-nos entre a traseira do Hotel e a barreira da Polana.
FOTO 4
Vista aérea nos anos 30 (foto original: Terra Amada)
|
A FOTO 4 é posterior à FOTO 3, como se pode ver pelo desenvolvimento na Av. Massano de Amorim e também por o Hotel já ter piscina, que chegava quase junto à barreira
aproveitando o espaço duma plataforma natural.
Passamos agora para os anos 60 e vemos os grandes trabalhos públicos que foram feitos na encosta por baixo da traseira do Hotel Polana.
Comparando a FOTO 5 com a FOTO 4 vê-se que se escavou a barreira no limite da piscina para poder fazer passar uma nova via descendo da Rua da Nevala para a praia da Polana (Pavilhão de Chá). Complementou-se com trabalhos de alisamento e compactação da barreira para cima e para baixo dessa nova via e para os lados do Hotel (ver aqui e aqui).
Nos anos 60 aparece no declive por baixo do Hotel entre a piscina e a via para a praia da Polana (agora Av. Thawe) uma extensão do Hotel Polana virada para a baía e construída em escadinha na barreira a que se chamou Polana Mar.
FOTO 6
|
Vista para norte começando sobre o Hotel Polana
|
Do lado direito da foto o Polana Mar que visto daqui parece a plataforma dum porta aviões. A zona para a praia estava completamente desocupada de edifícios (e é o caso oposto actualmente).
E última foto e a mais recente desta mensagem.
FOTO 7
Polana Mar, a extensão do Hotel Polana na barreira há uns anos |
A FOTO 8 foi tirada no limite da plataforma da piscina e olhando-se para sul. A piscina e o Hotel estão para a direita mas não sei exactamente onde em relação a este terraço. Ao fundo o prédio alto dos anos 60. À esquerda vê-se uma das construções pós independência na barreira.
Comentários