Esta é o artigo dos talvez(es). O primeiro talvez é de Alexandre Lobato (AL) que diz que na FOTO 1 está o que parece ter sido o primeiro quiosque na Praça de 7 de Março de Lourenço Marques (LM) actual cidade de Maputo.
Não sei o que significa a dívida de AL: que podia não ter sido o primeiro quiosque mas por exemplo ter sido o segundo quiosque? que podia não ter sido na Praça 7 de Março? que podia esta FOTO 1 nem ser de LM?
FOTO 1
AL: Parece ter sido este o primeiro quiosque da Praça de 7 de Março HoM: Pelo aspecto geral parece ser na Praça, que ao principio não era empedrada e tinha um jardim caótico |
Assumindo que este quiosque existiu mesmo na Praça 7 de Março, acho que a sua posição seria a que depois foi a do LEVY. Embora os quatro cantos da Praça sejam em princípio simétricos e a foto não dê pormenores das redondezas, um primeiro indicador são os ramos e folhas de árvore sobre a esquina do quiosque. Vamos recordar o LEVY que penso ter ocupado depois a posição (ou equivalente) desse primeiro quiosque.
FOTO 2
Recordo que o local do LEVY era na esquina da Praça perto do início da Rua Major Araújo (actual Bagamoyo), que na altura se prolongava pelo meio da Praça e por isso havia também uma esquina no que agora é o interior da Praça.
Outro elemento que me levou a pensar nesta posição para o quiosque da FOTO 1 é o telhado que se vê ao fundo do lado direito por cima da cabe4a do senhor que tem um cofió. Faz-me lembrar o telhado do Eduardo Silva-Beiruth (ver fotos 4 e 5 ao fundo desta mensagem) que ficavam na posição actual do Prédio Fonte Azul, o que eliminaria a hipótese do quiosque estar noutras esquinas.
Esses dois elementos são discutíveis mas com eles no subconscienete vi numa das fotos de Manuel Romão Pereira (MRP) tiradas entre 1889 e 1891 sobre os primeiros trabalhos da praça e porto que está lá um kiosk, e que é precisamente nesta esquina.
FOTO 3
Vê-se na FOTO 3 que o kiosk tinha toldos exteriores que se podiam correr como os da FOTO 1. Mas ficaremos pelo talvez seja o mesmo, porque na FOTO 3 o quiosque tinha o telhado em bico e na FOTO 1 (mesmo no original do livro da AL) essa parte superior é invisível.
A FOTO 4 é também de MRP de cerca de 1890 mas tirada dum ponto mais para a esquerda (para poente=oeste) do que a FOTO 3.
FOTO 4
Amarelo: há uma construção no local mas não se vê tão bem como na FOTO 3. O telhado está tapado pelas árvores na linha de vista, não se vê se tem bico Outras envolventes: Azul: Igreja paroquial, construída cerca de 8 anos antes no "mato" Castanho: Gasómetro |
Comentários