Antiga vivenda grande frente ao Hotel Polana. Bayly.

Via-se nesta foto uma vivenda na Av. António Enes, actual Nyerere em 1929. Até 1936 era servida pela linha de eléctrico para a Baixa. 
TSF por trás e Hospital ao fundo à esquerda
Passamos agora para os anos 50. O terreno entre a Av. António Enes que passava em frente ao Hotel e o parque arborizado onde tinha estado a TSF mais para poente=oeste continuava vazio.
Por entre as árvores, à esquerda do terreno vago frente ao Hotel Polana
estava ainda a vivenda de cima
clique na foto para aumentar
Traseira do Hotel Polana e
Amarelo: em 1965 a vivenda continuava a existir

Laranja: Av. António Enes (actual Nyerere)
Vista para norte há uns anos
Seta amarela:
novo edifício no mesmo local, de que ano?
Preto: Hotel Polana (em obras na altura)
Laranja: Av. Nyerere (ex António Enes)
O novo edifício tipo bunker do lado direito
 (ouvi dizer ser um convento)
Av. Nyerere para sul para o fundo à esquerda
Esta vivenda ficava na esquina da Rua que se chamava (e se não houve mudança recente, ainda) A. W. Bayley. Este era um empreendor que começou a carreira pela fotografia mas depois embora continuando no ramo do material fotográfico fundou um jornal, foi dono de livrarias (ver também) e editor de postais e penso que de livros e discos.  
Como não era comum dar-se nome de empresários a ruas e esta casa era notável, pergunto se esta rua foi dado o nome por ser a casa dele? 
Mas também vejo num mapa de Lourenço Marques que a partir do Hotel Polana a Av António Enes se chamava Bayly, enquanto que agora se chama duma ponta à outra Av. Nyerere.
Já tinha desenvolvido o tema Bayly sobre esta rua a propósito da vivenda na esquina oposta (Guedes "Boca de Pássaro") mas agora pensei nessa possibilidade. Santos Rufino deu bastante destaque à vivenda como se pode ver, embora a foto original tenha sido especialmente focada para esta mensagem.
Outras perguntas para as quais não terei resposta: Em que casas viveram os magnatas locais de LM? Estarão algumas aqui no HoM? É que quase só para os projectos do Arquitecto Pancho Guedes sabemos o dono das obras.

Comentários