Catedral de NS da Conceição de LM - comparação com NS de Raincy, o exterior à frente (3/16)

Vamos continuar a mensagem anterior sobre a catedral da igreja católica de Lourenço Marques (LM) com suas imagens antigas e a comparação com a radicalmente inovadora Igreja de Notre-Dame du Raincy em França perto de Paris que é dita ter servido de inspiração ao projecto de LM, actual Maputo. 
Copio em baixo parte dos textos lidos e junto mais umas ligações. Minhas conclusões aparecerão numa mensagem final.

Catedral Nossa Senhora da Conceição de Lourenço Marques, actual Maputo
HPIP (texto de Elisiário Miranda): Localizada na Praça dos Paços do Concelho de LM (atual Praça da Independência), a igreja teve a sua primeira pedra colocada em 1936 e foi consagrada em 1944, segundo um projeto do engenheiro Marcial Simões de Freitas e Costa. O desenho desta igreja de planta basilical foi regido pela vontade de expressão formal dos seus elementos construtivos em betão armado: pilares e vigas salientes, lajes de cobertura em betão, cortiça e argamassa de cimento, paredes exteriores em blocos de betão com juntas aparentes. A expressividade estrutural, assim como o desenho e colocação axial do seu campanário, inspiram-se na Igreja de Notre Dame du Raincy, em Paris (1921-1923), de Auguste Perret, enquanto a cobertura abobadada remete para o anteprojeto da Igreja de Nossa Senhora de Fátima, em Lisboa (1934-1938), de Pardal Monteiro. É um edifício marcante, de desenho entre o estilo art déco e um certo gosto monumentalizante, e contém obras dos artistas plásticos Francisco Franco, António Lino, Simões de Almeida, Leopoldo de Almeida e António Maia Ribeiro.




Foto da colecção do General Bettencourt,
agora cedida ao Arquivo Histórico de Moçambique


Fotos do final dos anos 40 até aos anos 50
Catedral de Nossa Senhora da Conceição de Lourenço Marques, actual Maputo

Notre-Dame du Raincy em França
Texto Notre-Dame du Raincy em França de Auguste Perret construida em 1922-23 como memorial aos mortos na primeira batalha do Marne da primeira Guerra Mundial.
A bold early modern statement: This iconic building of the early modern period allowed Perret "to give reinforced concrete an aesthetic expression. It was this dignification of the material that led to the building's international recognition." Britton continues by noting that the journal L'Architecte "saw in the church's aesthetic treatment of a new material, the most significant building since Henry Labrouste's use of iron in the reading room of the Bibliothèque Nationale". The concrete here was unadorned, without any facing of stone. And even details - altar, baptismal font, for example, were moulded of this simple material. (It should be noted that the church has been significantly restored in recent years and this time with protective coating on the concrete.) In additional to the use of reinforced concrete for a religious building, the simplicity of design also makes this structure a transitional moment in twentieth century architecture.
O mais interessante é que o arquitecto / engenheiro francês era um especialista em novas construções em betão, e com esse material conseguiu fazer a igreja por muito menor preço que o estimado inicialmente. No entanto o acabamento em betão original recebeu muito mais tarde um revestimento mais tradicional que é o que se vê nas fotos em baixo.



Nossa Senhora de Raincy, França
Minha (de leigo) conclusão preliminar é que a fachada frontal e a torre do campanário da catedral de LM têm realmente semelhanças com a igreja francesa. Numa segunda mensagem falarei sobre o exterior lateral e a traseira e numa terceira sobre o interior das duas igrejas, e farei a comparação final.
Sobre a Igreja de Notre-Dame du Raincy ver também e em francês.
Mais comparação do exterior no artigo seguinte.

Comentários