Praça Mac Mahon actual dos Trabalhadores - mais imagens (1/3)

Já vimos no HoM bastantes imagens antigas da Praça Mac Mahon actual dos Trabalhadores mas estas são pouco comuns. Vão ser desdobradas em duas mensagens, esta contém as mais antigas. 
Tento apresentar por ordem cronológica, das fotos mais antigas às mais recentes. Muitas fotos não tem outros dados por isso tento datar pelos meios de transporte.
Nesta mensagem começo nos anos 20 e a série pára talvez no início dos anos 50. A primeira foto é a única que mostra a cúpula do torreão do edifício exterior da estação sem a esfera armilar, como o postal foi franquiado em 1925 podemos dizer que este elemento superior do edifício é no máximo de 1925.

FOTO 1
Vista para sudoeste da Estação dos Caminhos de Ferro até Agosto de 1925
FOTO 2
Cerca de 1930. Vista para poente = oeste
com a praça em primeiro plano e a estação ao fundo
FOTOS 3


A Praça com a estátua ao centro no ano da sua inauguração.

As FOTOS 3 deixam ver bem a barreira e o Alto Maé à direita que nota-se que ficam bastante acima do nível da Baixa.
FOTO 4
Provávelmente no final dos anos 30, início dos 40  

Na FOTO 4 vê-se os carris do eléctrico e a linha de alimentação a curvar na Praça. A partir de 1922 era aqui um dos terminus de todas as linhas. Apesar dessa infraestrutura ainda se ver, não sabemos se nessa altura os eléctricos ainda circulariam (pararam em 1936).
Nas fotos de cima a praça ainda tem o jardim dos tempos da Praça Azeredo com forma rectangular mas cantos arredondados e com árvores/arbustos no miolo.
Passamos para fotos de reportagensde cerimónias na praça Mac Mahon. A partir da FOTO 5 o jardim desaparece, reduzindo-se a um relvado à volta da estátua que foi erigida em 1935. No espaço liberto passou a haver mais vias de circulação automóvel e espaço para estacionamento, o que se mantém até agora

FOTO 5
Cerca de 1939 em frente à estação que ficaria para a esquerda.
.

A FOTO 5 é uma vista para norte da Praça com as grandes Oficinas Gerais antigas dos CFM ao fundo. As autoridades estão a olhar para o centro da Praça e perto dum padrão com as cinco quinas de Portugal (ver mais em baixo). 
A FOTO 6 é da mesma cerimónia da FOTO 5 e foi tirada do andar da estação, olhando para nascente=leste. Como se disse o grande jardim da Praça Azeredo tinha desaparecido e tinha ficado um pequeno relvado ao centro, mais uns separadores.
FOTO 6
À esquerda: estátua primeiro e Rua Araújo depois ao fundo.
À direita: Av 28 de Maio e o porto (guindastes) ao fundo

Na FOTO 6 vê-se (no lugar marcado a amarelo) o padrão da FOTO 5 que não aparece nas outras FOTOS nem antes nem depois. Por isso não sei se era um monumento definitivo ou provisório. 

Na mensagem seguinte continuaremos esta série.
Note-se que aparecem machimbombos na praça nas FOTOS 3 (um pequeno muito à direita) e 4.

Comentários