Prédio dos anos 50 na ex Rua Latino Coelho em frente ao jardim ex D. Berta Craveiro Lopes. Sitios de passagem.

Imagens e texto de Fernando Fernandes no seu blog Sitios de passagemcom a devida vénia
Rua Latino Coelho (actual Av. Maguiguana)
em 
frente ao antigo jardim D. Berta Craveiro Lopes

Impressões sentidas de Fernando Fernandes da sua visita a Maputo em 2007: 
Ainda agora não consigo perceber se foi bom, se me fez algum bem à alma poder ter estado ali, apalpar aquele passado, presente em detalhes, como aquela grade pintada e aqueles blocos amarelados com que o meu pai fechou aquela varanda de rés do chão há várias décadas atrás, tudo tão igual, só naquele pedaço, naquela rua... 
Para os mais novos e para quem não tinha raízes naquela cidade, valem apenas os nossos relatos. Com alguma boa vontade, poderiam talvez adivinhar a cidade de outrora, de ruas cheias de acácias, que se cruzam entre si, em fáceis linhas rectas e perpendiculares, estendo-se desde o seu alto até o mar. Mas só conseguem ver, afinal, um local degradado, sujo, intimidatório, a perder rapidamente as raízes com o seu passado. 
Cada vez que revisito Maputo ... me pergunto se vale a pena continuar a voltar, proibido que estou de conseguir ter uma visão afastada do passado, desligada das lembranças. Acho que já disse de mais... 

Comentários