Prédios altos e estreitos no início da Av. Marx na Baixa de Maputo

Nesta mensagem vamos ver dois prédios altos e com pouco fundo que existem no lado poente no início da Av. Marx, antiga Manuel de Arriaga na Baixa de Maputo, antiga Lourenço Marques e perceber por que são assim. 
Com duas fotos originais de Nuno do Rosário em 2015, primeiro o pormenor da fachada principal dos dois prédios:
Azul, mais estreito, mais a sul
Castanho, mais largo, mais a norte
Agora os dois prédios, à esquerda da foto seguinte, inseridos na zona:
Esquina das:
Av. 25 de Setembro seguindo à direita para o poente=oeste.
Av. Marx começando frente aos prédios e daqui subindo para a alta da cidade
Outra foto da mesma zona em 2013, vendo-se sucessivamente de sul para norte do lado poente da Av. Marx e da sua continuação a antiga travessa António Furtado o que indico na legenda:

Hotel Carlton, prédio intermédio de primeiro andar, ToblerRua Consiglieri Pedroso, 
os dois prédios altos e estreitos, Rua da Gávea e prédio art deco com blocos de vidro
Como já falamos noutras mensagens esta foi a zona onde o burgo começou (Presídio, Rua da Gávea) e onde houve grandes modificações depois (abertura da Manuel de Arriaga). O que resultou de se ter aberto até à Rua Consiglieri Pedroso a Av. Manuel de Arriaga (actual Marx) mantendo-se o resto das vias iniciais, foi o espaço face à Av. Manuel de Arriaga e limitado na traseira pela Travessa do Baluarte Norte que vem das origens do burgo. Este era o edifício que restou nesse espaço virado para a Rua da Gávea em foto de 1961:
Edifício virado para a Rua da Gávea entre a Av. Manuel de Arriga à sua esquerda
 e Travessa do Baluarte Norte à sua direita
Foi este então o edificio que foi demolido para se construir o "prédio castanho". De facto havia aqui pouco espaço (para construção directa e para a envolvente) para prédios em altura mas como a zona tinha grande valor comercial passou-se assim. Isso nota-se principalmente nestes dois prédios azul e castanho entre as Ruas da Gávea e Consiglieri Pedroso mas também no prédio mais antigo no estilo art deco com blocos de vidro (agora com nova pintura clara em parte da fachada principal) que fica para norte da Rua da Gávea.
Travessa do Baluarte Norte, para onde os prédios altos e estreitos têm a traseira, é mais mais ou menos perpendicular às Ruas Consiglieri Pedroso e da Gávea. Na foto de cima ela aparecia à direita e na seguinte vemo-la na entrada/saída sul na Consiglieri Pedroso. 

Vista da Rua Consiglieri Pedroso para a Travessa do Baluarte Norte

Temos aí a antiga Casa Fabião remodelada à esquerda e como a traseira dos prédios altos e estreitos dá para esta travessa, na esquina à direita da foto está o prédio que agora é azul mas que na altura desta foto era castanho.

Veremos na imagem seguinte de cerca de 1929, a partir da da Rua Consiglieri Pedroso a mesma esquina de cima com a Travessa ao meio entre o Fabião à esquerda (que se reconhece ainda actualmente) e à direita outras lojas que estavam onde agora estão os prédios altos. À esquerda temos a foto de Santos Rufino publicada em 1929 mas fotografada antes e à direita uma captura de filme de 1929 por isso um pouco posterior à foto da esquerda. 

À esquerda (para poente=oeste) da Travessa: Casa Fabião de gaveto
À direita da Travessa:
Verde: loja com brazão em cima, (?) Comercial de Moçambique.
Vermelho: Pequena loja com alpendre saliente
que ficava à esquerda (poente=oeste) do 
Salão Chic.
Nota-se que primeiro tinha uma grade no topo substituído depois por um murete
A casa da marca verde nos anos 60 era o Viegas da Baixa como se pode ver aqui do site delagoabayworld em desenho de Dana. Quando se fez o prolongamento da Av. Manuel de Arriaga no início dos anos 40 a loja verde manteve-se e foi pelo menos a partir do Salão Chic (inclusive) que se demoliu, como se explicou no respectivo artigo. E como se viu em cima já nos anos 60/70 foi no espaço destas duas lojas marcadas a verde e vermelho (talvez só na da verde tendo o resto ficado para passeio talvez desde os anos 40) em cima, que foi construido o prédio alto e com pouco fundo (actualmente azul) no início da Av. Marx na Baixa de Maputo que aparece na primeira foto â direita..
Foto de 1968. Só estava construído o prédio actualmente castanho
Entre o prédio castanho e a Consiglieri Pedroso via-se uma parede com o nome da Casa Viegas que devia ser a parede do lado nascente da loja com a marca verde das fotos de 1929.
O prédio actualmente azul veio então ocupar o espaço reduzido, tanto em largura como em profundidade, da Casa Viegas. Ele não é de construção recente por isso suponho que foi construído entre a foto de cima em 1968 e 1975. 
Para concluir o tema, outra imagem da zona em 1968 olhando-se para poente=oeste dando a vista na direcção paralela à Rua Consiglieri Pedroso e à Av. da República, actual 25 de Setembro.
Na transversal: Av. Manuel de Arriaga vista no seu lado poente=oeste
À esquerda: canto norte do prédio actualmente castanho;
Ao centro: a Rua da Gávea vendo-se um pouco para o fundo
o cruzamento com a Travessa do Baluarte Norte 

(jovem com camisa branca frente à porta)
À direita: canto sul do prédio art deco com blocos de vidro

A precisar de ser multada: carrinha Morris da Casa Pfaff
Para quem quiser visualizar melhor onde isto era e o que aconteceu na Baixa da cidade antiga, eis uma foto de 1939, antes de se ter prolongado a Av. Manuel de Arriaga em direcção à Consiglieri Pedroso (para sul) e com vista para nordeste (grande bloco de esquina ao fundo era o LM Bazar):
Branco: local (ainda com casas) onde agora estão os dois prédios
Vermelho: Av. Manuel de Arriaga (actual Marx), mais curta na altura
Roxo: Av. da República (actual 25 de Setembro)
Amarelo: Rua Consiglieri Pedroso
Rosa: Travessa do Forte da Linha, era o que havia
 como continuação da Av. Manuel de Arriaga para sul
Azul: Rua da Gávea. com casas a ladeá-la a todo o comprimento,
agora parte dela atravessa a Av. Manuel de Arria, actual Marx
Verde: Rua da Mesquita, sem alterações nessa altura

Comentários

Unknown disse…
Este prédio foi construído pelo meu avô antónio ribeiro. Ficou tudo lá no bolso deles.