Secretaria Provincial depois Ministério da Agricultura - Arquitectos Tinoco e Veloso. Planos do novo edifício.
SIPA: Projecto dos arquitectos associados João José Tinoco e António Matos Veloso de 1967 em Lourenço Marques, actual Maputo, para a Secretaria Provincial de Terras e Povoamento (ou Agricultura, Florestas e Serviços Dependentes) depois Ministério da Agricultura situada na rotunda da antigas Av. Craveiro Lopes na saída para a Av. do Brasil (actual Praça dos Heróis Moçambicanos, antiga Praça do Infante).
Fachada principal |
Pormenor dos brise soleil |
As duas fotos de cima são do livro Maputo Património Arquitectónico de J. S. Morais. L. Lage e J. B. Malheiro, reproduzidas com as devida vénia.
Agora uma foto dos anos 70 (Fundação Malangatana) com vista à distância do Ministério da Agricultura entre a cidade de cimento e a zona do Aeroporto:
Ao fundo à direita: o Hotel 4 Estações junto à praia |
Texto do livro "Arquitectura em Africa – João José Tinoco" de Fernandes, Janeiro e Veloso: Este é possivelmente o edifício mais monumental e vasto da obra de Tinoco, com uma longa fachada, articulada em três corpos sequenciais, totalmente preenchida com avarandados, como "favos". Era rematada nos seus dois topos pelas torres de serviços. Virada a uma vasta rotunda a sua escala era reforçada pela presença de duas torres em betão salientes a meio da construção.
A foto seguinte é de durante a construção da estrutura. Vê-se oorpo lateral esquerdo e o corpo central com a articulação entre estes.
Dá ideia que as torre de serviços foram juntas depois. |
Na seguinte aparece o Ministério da Agricultura (MINAG) em toda a extensão dos 3 corpos:
Defronte da Praça dos Heróis Moçambicanos, depois do incêndio de 2007
|
A foto seguinte mostra o incêndio em 2007 no corpo central e que finalmente levou à demolição do edifício:
Incêndio em 2007 aparentemente causado por curto circuíto |
Foto da demolição em 2014
Começando pela torre de serviço próxima da antiga Av. do Brasil |
O novo edifício do Ministério da Agricultura de Moçambique tem 7 pisos sem cave enquanto que o anterior tinha 5 pisos elevados mais uma cave que tinha problemas de alagamento. Assenta no mesmo local e continua com três corpos, um central e os dois laterais como o anterior mas terá também por exemplo um edifício para refeitório separado. Já está construído mas este era o seu plano com a vista da Praça/Rotunda:
Comparado este desenho com o dos Arq. Tinoco e Veloso faltam-lhe as torres. De resto parece que não havia muito para inventar. |
Comentários