Terminal do Açúcar de 1967-1968 no Porto de Lourenço Marques, actual Maputo

À medida que o transporte marítimo foi progredindo passou a haver navios e cais especialisados para determinados produtos como neste caso para o açúcar. Falaremos neste artigo do Terminal de Carregamento de Açúcar a Granel no Porto de Lourenço Marques, actual Maputo. 
HPIPSituada no sector 4 do porto da cidade, esta enorme obra de arquitetura industrial foi projetada e construída em 1967-1968 pelo engenheiro civil M. H. Moreno Ferreira. É constituída por uma série de enormes pórticos de betão, em secção trapezoidal, paralelos entre si, com ventilação e arejamento superior central. Desconhece-se a situação e estado actual.
Podemos acrescentar que segundo um seu familiar foi o Eng. Emídio Peixoto Rodrigues responsável por toda esta obra. 

Terminal nos anos iniciais com dois armazéns 
construídos lado a lado e o cais ao fundo

Não sei bem qual a função de cada elemento deste terminal. Penso que os vagões chegavam do lado esquerdo onde há uma plataforma. Depois não sei como era encaminhado o açúcar para os armazéns. Entre si estes estavam interligados por duas (suponho) passadeiras cruzadas que se vêm do lado de cá (norte). Para a saída do açúcar vê-se uma passadeira longa e sobreelevada que vai em direcção ao cais para transporte (rolante?), ligando um dos armazéns penso que a outra passadeira paralela ao cais que descarregava nos navios.
Nos anos iniciais, vista aérea sobre o estuário para norte.
As mesmas instalações de cima mas vistas do lado oposto
Terminal do acúcar no recinto do porto com a cidade ao fundo

A foto de cima é a vista para nascente = leste ainda com os armazéns iniciais do Terminal do Açúcar. Temos em baixo a vista actual de satélite na vertical.
Os dois armazéns iniciais foram duplicados para o lado norte

Em baixo temos a panorâmica com antigo Bairro Fajardo em primeiro plano e a Catembe ao fundo:
Branco: Terminal do Açúcar junto ao estuário
Roxo: Prédios na Malanga
Vermelho: Av 24 de Julho, descida do Alto Maé para a rotunda
Azul: Igreja metodista
Laranja: antiga Escola João de Deus na antiga Av 5 de Outubro, actual Josina
Verde: lado poente = oeste da gare (extensão) da 
Estação dos Caminhos de Ferro

Para norte ficaram os dois armazéns que foram adicionados aos iniciais e que podemos ver pelas fachadas de topo norte na foto seguinte.
Dos iniciais vê-se um deles por trás destes, 
quer dizer os iniciais ficavam mais perto do estuário

O diagrama seguinte mostra a organização actual do Cais Gorjão, de oeste (à esquerda) para este (à direita) do diagrama.


Terminal do Açúcar ao centro, mais ou menos 
onde foi o Cais das Estâncias
O açúcar exportado por este terminal penso que era produzido principalmente na África do Sul e na Suazilândia embora Moçambique também fosse produtor antes da independência. Se é ou não agora, desconheço.

NB: Um pequeno livro dos CFM publicado em 1965 sobre esta instalação que estava já planeada e para o local que vemos em cima  dizia o seguinte:
"Está já em construção o complexo portuário açucareiro, o que é o mesmo que dizer apetrechamento mecânico para armazenamento e manuseamento pelos processos mais modernos, de açúcar a granel, instalação que importará em mais de 70 milhões de escudos e que constará de: 
- Pesagem de vagões; 
- Descarga de vagões com média de 200 tons/hora; 
- Sistema de correias transportadoras; 
- Sistema de pesagem continua; 
- Torre de carregamento de navios com uma velocidade de carregamento de 750 tons/ hora; 
- Sistema de cabrestantes para manuseamento de vagões: 
- Dois armazéns para ensilagem de açücar com capacidade para 80 000 toneladas. 
Sobre o manuseamento de cereias no porto dizia o livro: "... está em estudo, e experiências foram já feitas, o manuseamento mecânico de cereais, para cujo armazenamento se conta com a capacidade de 50 000 toneladas e uma velocidade de manuseamento de 800 tons/hora.".

Comentários

Rogério Gens disse…
Caro leitor:
Para enviar uma foto tem de ser anexa a um mail, aqui só dá para texto.
Envie para este sff tone.da.eira@gmail.com
Obrigado