FOTO 1 de Santos Rufino de cerca de 1929
Aldeia dos Macacos: Muitas palmeiras diferenciando-se da vegetação na encosta |
A Aldeia dos Macacos era um pequeno palmeiral onde por volta de 1930 terminava a estrada marginal que servia os chalés. Talvez se concentrassem aí mais dos pequenos macacos que havia pela praia de Lourenço Marques, actual Maputo, até aos anos 60.
Na FOTO 1 parece-me que a encosta está para a direita por isso a praia devia estar do lado esquerdo e SR talvez quisesse mostrar por onde vinha a estrada que seria do fundo para a clareira em primeiro plano.
Como a encosta chegava junto à praia na zona do Pavilhão de Chá penso que a Aldeia dos Macacos ficava para norte da direcção do Hotel Polana e onde depois se criou a venda de Artesanato com fins caritativos/assistênciais (e não havia aí também um salão de chá?). Esta zona mais larga na base da barreira continua bastante para norte daí, por isso a Aldeia dos Macacos seria na sua parte mais a sul (ver FOTO 4 - Google Earth em baixo)
FOTO 2
Zona do artesanato, vista para sudoeste Antiga Aldeia dos Macacos? Aqui a encosta é menos íngreme do que na zona dos chalés/Hotel Polana |
FOTO 3
Zona do artesanato, vista para nascente=leste
Seta azul: estrada marginal no sentido para sul, para a Praia do Hotel Polana Seta castanha: estrada marginal no sentido para norte, para a praia do Dragão de Ouro |
Noto que a palhota principal da FOTO 2 (vista de aí de frente) está à direita da FOTO 3 vista aí do lado norte e das traseiras.
Esta zona do artesanato fica talvez um kilómetro para norte da Praia do Hotel Polana e pode-se ver na FOTO 3 que tem mais espaço entre a praia e a encosta. Isso permite que daqui para norte (na direcção da seta castanha) as duas faixas da estrada marginal sejam no mesmo plano horizontal embora continuem separadas ao longo duma certa distância.
Estas palhotas do artesanato estão no ponto mais a sul desta zona mais alargada junto à praia e foram colocadas entre as duas faixas de estrada.
FOTO 4 - Google Earth actual
Praia da Polana a norte do Hotel Polana
Rectângulo branco: zona do artesanato na direcção dos prédios grandes da Sommerschield, mais do lado deste Seta laranja: praia do Dragão de Ouro. O molhe que se vê incompleto em cima fica antes (para sul) do local do ex Dragão de Ouro. Rosa: Av. Nyerere, antiga Av. António Enes no cimo da encosta
e para norte do Hotel Polana
Creme (em cima): Av Kaunda, ex N.S. de Fátima Azul e castanho: sentidos de circulação da Estrada Marginal
na zona em que as duas faixas estão no mesmo nível horizontal.
|
Comentários
Obrigado pelo artigo