FOTO 1
Prédio de 4 pisos |
Depois de termos visto os últimos prédios de apartamentos de 4 pisos que foram construidos pela COOP na zona nordeste do lado da Rua de França, vamos ver outros de tamanho equivalente que foram construídos por volta de 1970, penso eu.
Os primeiros prédios da zona norte (para norte da Av. Kaunda) ficavam nos terrenos mais para poente, junto à actual Av. Lenine ou seja do lado nascente do prolongamento da antiga Av Castilho para norte da rotunda/praça.
Esta é uma foto históricamente importante feita pelos pilotos da RDA que estiveram em Maputo de 1980 a 1986. Os prédios teriam aqui entre 10 a 16 anos de idade por isso estavam ainda em relativamente bom estado de conservação. Mas, como se pode constatar, os cooperadores que tinham feito a COOP na sua esmagadora maioria e aqui habitavam tinham partido para outras paragens e sido substituidos por novos residentes africanos.
FOTO 2
Temos um prédio desta zona num anúncio do OLX. Primeiro, na FOTO 3, visto de frente como o que se via na FOTO 1 e como se pode comparar como os da banda de prédios à direita da FOTO 2.
FOTO 3
Prédio de 4 pisos igual ao da FOTO 1
e aos do lado direito da FOTO 2, aqui visto de frente
FOTO 4
Aqui a fachada lateral direita do prédio da FOTO 3.
|
Pode-se ver que a fachada lateral na FOTO 4 corresponde à vista à esquerda da FOTO 2 e aí marcada a roxo e também à vista à esquerda na FOTO 3 - confirma-se pelo intervalo na placa superior.
Se a rua da FOTO 2 é perpendicular à Av. Kaunda e como se viu agora os prédios das FOTOS 3 e 4 são perpendiculares a ela, então os prédios da banda das FOTOS 3 e 4 são paralelos à Av. Kaunda. De facto olhando para o lado direito da FOTO 4 vê-se ao fundo um dos prédios altos da Av. Kaunda (lembrar que esses prédios não ficam paralelos à Avenida mas em espinha que é como se o vê daqui).
FOTO 5
Traseiras dos prédios de cima |
Vamos agora ver a foto de quando esta zona estava a ser construida e tentar, mais ou menos, localizar a FOTO 2 e ver estes prédios ainda inacabados
FOTO 6
Agora vamos dar um salto em frente no tempo de cerca de quarenta e cinco anos para chegarmos ao presente. Para além disso rodando geográficamente 90 graus no sentido contrário ao dos ponteiros do relógio em relação à FOTO 6, vemos:
Comentários