Foto de Lazarus da Av Central (Marx) localizada. Evolução da avenida entre o mercado e o cruzamento do Impala.

O que se vê na FOTO 1 olhando para a rua frente: 
a. está a descer até ao primeiro cruzamento e fica depois plana? 
b. é aos altos e baixos? 
c. é plana até ao primeiro cruzamento e depois é a subir?

FOTO 1
Avenida Central - foto dos Irmãos Lazarus de cerca de 1905 "perdida na net"
A FOTO 1 é da Avenida Central, depois Manuel de Arriaga e actualmente Marx, de Lourenço Marques, actual Maputo e não havia mais explicações sobre ela. Penso que a localizei usando a FOTO 2, já muito vista no HoM, que tento demonstrar aqui mostra a vista do mesmo troço da Av. Central mas em sentido inverso. 

FOTO 2
Zona do actual Impala.
A actual Av. Josina, antiga 5 de Outubro passa transversalmente, quer dizer perpendicularmente à Av. Central que desce para a Baixa ao fundo (sul).
Para comprovar que as FOTOS 1 e 2 são da mesma rua/quarteirão mas em sentidos inversos, podemos ver que a faixa da Av. Central do lado esquerdo da FOTO 2 que está "pavimentada" corresponde à faixa do lado direito da FOTO 1 (aí a do lado esquerdo nem se vê). Podemos também ver que na FOTO 2 depois do cruzamento com a actual Av. Josina o separador central está vazio numa distância digamos de um quarteirão, só tendo de novo árvores mais ou menos onde acaba a descida da avenida. Isso corresponde ao que se vê na FOTO 1 no separador central à esquerda mas óbviamente em sentido contrário.
O que falta para a correspondência inversa ser clara entre as duas fotos é que a construção preta e branca com uma cúpula (era um urinol, devia ser pré-fabricado) que está ao fundo da FOTO 1 no separador central não se vê ao perto na FOTO 2. No entanto na FOTO 3 de 1929 que é do mesmo cruzamento da FOTO 2 mas com o sul para a esquerda, vê-se no separador central esse urinol. Olhando bem para a FOTO 2 ele parece estar (escondido pela árvore mais baixa) a meio do cruzamento - o que é estranho mas podia ser anterior ao traçado das ruas como estão agora. Na FOTO 1 não temos precisão suficiente para saber se estava como na FOTO 2 ou se estava como na FOTO 3 mas que ele estava pela zona é certo.

FOTO 3
Av. Josina vista (de trás) para o fundo 
à esquerda: o urinol do lado sul ao meio do 
separador central da Av. Central. 
Assim está mais ou menos identificado o que se vê na FOTO 1. Estávamos na actual Av. Marx junto ao início da subida e muito perto do cruzamento com a Av. Fernão de Magalhães e o que se via ao fundo era um urinol no cruzamento seguinte com a Av. 5 de Outubro actual Josina. Então o que a FOTO 1 mostra é "c. uma rua plana até ao primeiro cruzamento e depois a subir". Olhando para a foto com a informação adicional no cérebro essa terceira dimensão parece evidente ...

Vou marcar no mapa de 1925/26 com setas as posições e sentidos das vistas das FOTOS 1 a 3 aproximadamente.



MAPA de 1925/26
Setas: posições e sentidos das vistas das FOTOS 1 a 3
Laranja: Av Central actual Marx, entre as:
Verde: Av Fernão de Magalhães
Castanho: Av Josina, ex  5 de Outubro
Vermelho: posição do urinol da FOTO 3, provávelmente da FOTO 1 também.
Roxo: O prédio do Impala.
Bola castanha clara: quiosque "chinês" na esquina nordeste do recinto do mercado
Será o ponto de referência para as fotos de baixo

Vamos agora ver outras fotos da Av Central na mesma zona e em posições similares para seguirmos a sua evolução particularmente da vegetação do separador central. Nestas três fotos está-se a olhar para norte, em primeiro plano temos a Av. Central junto ao mercado e no quarteirão seguinte, e mais para o fundo a Av. Central começa a subir para a parte alta da cidade. As legendas das três fotos são equivalentes.

FOTO 4 - cerca de 1927/28 
(álbum de Santos Rufino de 1929)
Laranja: Av Central actual Marx,
 entre as Avs. Fernão de Magalhães e Josina.
Verde: Av Fernão de Magalhães
Castanho: Av Josina, ex  5 de Outubro
Roxo: O prédio do Impala
Bola castanha clara: quiosque "chinês" do mercado


FOTO 5 -  filme de 1929
Laranja: Av Central actual Marx,
 entre as Avs. Fernão de Magalhães e Josina.
Verde: Av Fernão de Magalhães, 
na esquina da qual com a Av Central
está o edifício das Obras Públicas
Castanho: Av Josina. ex  5 de Outubro
Roxo: O prédio do Impala
Bola castanha clara: quiosque "chinês" do mercado

FOTO 6 - anos 40
Laranja: Av Central actual Marx,  entre as Avs. Fernão de Magalhães e Josina.
Verde: Av Fernão de Magalhães
Castanho: Av Josina, ex  5 de Outubro
Bola castanha clara: quiosque "chinês" do mercado
O que se vê nestas FOTOS 4, 5 e 6 olhando para o separador central da Avenida à direita do quiosque "chinês" do mercado? Vê-se que na FOTO 4 havia muitas árvores ao centro, na FOTO 5 tinham-se cortado essas e se havia eram novas e pequenas e na FOTO 6 as árvores da FOTO 5 tinham crescido (uns 10 anos). A razão penso ser esta: as árvores da FOTO 4 seriam eucaliptos que tinham sido úteis para secar o pântano (muito desta zona plana da Av. Central foi pântano) mas pouco antes de 1929 foram substituidos por árvores de crescimento mais lento e ordenado. O que se passou entre as Avs. Fernão de Magalhães e Josina no separador central da Av. Central (Marx) parece ter sido semelhante.

Para concluir vamos ver como era cerca de 2010 a Avenida Central na zona da FOTO 1. No entanto esta foto como foi tirada muito do alto não dá bem ideia do declive (subida) que existe a partir do cruzamento com a Av. Fernão de Magalhães (marca verde).


FOTO 7
Laranja: Av Central actual Marx
Verde: Av Fernão de Magalhães,
que cruzava uns 20 ou 30 m à frente do fotógrafo da FOTO 1
Castanho: Av Josina, ex  5 de Outubro
Vermelho: onde teria estado o urinol da FOTO 3,
provávelmente da FOTO 1 também

Comentários