Fotos de "cooperantes" - Aviadores da RDA entre 1986 e 1990 em Maputo

Há algumas fotos na net publicadas por "cooperantes" estrangeiros em Maputo, Moçambique no periodo pós independência e que são quase as únicas disponíveis desse tempo que é importante pois mostra a cidade pouco após o seu desenvolvimento ter sido interrompido em 1974/75. Uma das razões será a partida da população com máquinas fotográficas e ou as restrições de tipo militar impostas pela "ditadura do proletariado".
Nos "cooperantes" havia uns mesmo voluntários e outros voluntários à força como seria aqui o caso. São tripulações de aviões da RDA (grupo Luroko) que estiveram em Moçambique de 1986 a 1990 (entre 11 e 14 anos depois da independência) e de que já tinhamos publicado uma foto preciosa do Hotel da Inhaca e de que conheciamos outras do Xipamanine.
Embora o Muro de Berlim tenha sido aberto em 1989, a comunista República "Democrática" Alemã que eles serviam só se extinguiu em 1990 quando a esmagadora maioria do seu povo votou a integração na capitalista República Federal Alemã, o que implicou o fim da missão "internacionalista" dos Luroko.
Como se pode ver nestas e nas outras fotos de seu site, na altura em que eles foram "cooperantes" a Cidade de Maputo nos locais mostrados tinha um ar absolutamente deprimente. O fervor revolucionário inicial tinha tido o famoso choque da realidade e tinha-se transformado mais em estertor revolucionário (penso eu de que ...).


FOTO 1
Foto de Luroko em Maputo, que (vê-se bem) 
há MUITO tempo tinha sido Lourenço Marques

A legenda neo-realista do HoM para a foto de cima podia ser "senhoras e crianças tentando vender carvão sentadas onde tinha havido passeios de cimento tendo por trás um dramático cenário de expressivos edifícios modernistas e art deco do tempo colonial/provincial". Acentuando o tom neo-realista (a história dá muitas voltas e é mais fácil destruir que construir!) e porque são pormenores de fotos que passam para o sub/in-consciente, noto que há um grande problema quando se tem tantos vendedores (pobres pessoas vítimas de lunáticos que as levaram à miséria) e nenhum comprador, e quando a rua tem tanta areia porque devia ser raro passarem por lá carros. 
O local da FOTO 1 não é indicado pelos LUROKO e não sei qual é de certeza, mas pela sequência de fotos em baixo e pela "aspectoração" geral suspeito que seja num cruzamento da Av. Lenine "vertical" com as avenidas "horizontais" entre a Kankhomba, antiga Gomes Freire e a Maguiguana, antiga Latino Coelho e onde fica o Jardim Dona Berta).
Os pilotos e navegadores da RDA podem não ter falhado uma aterragem mas para identificar as fotos pode-se dizer que tiveram alguns acidentes. De qualquer maneira estas fotos têm grande valor histórico e "Trotzdem danke, Jungs!", tradução google para "Thanks anyway, guys!".  Aqui mais (se a FOTO 1 também for daí) duas fotos da Malhangalene, estas realmente com umas aterragens durinhas:

FOTO 2
Legenda original: Vendedora de maçaroca na Av. Mao Tse Tung, errada!

O correcto para a legenda de cima é Av. Lenine, antiga Augusto de Castilho, cruzamento com Kankhomba, antiga Gomes Freire na esquina nordeste. À esquerda na FOTO 2 tinha sido uma loja de ferragens da firma Buccellato e Filhos (sede na Baixa aqui), nessa altura com as montras de caixas vazias habituais. Em frente está o prédio grande onde tinha morado o famoso Pequito. Do lado oposto da Av. Lenine tinha sido um banco (BPSM?), onde é actualmente o  I B A - V E T. Ao fundo e à esquerda da árvore vêm-se prédios altos na Av. Pinheiro Chagas, actual Mondlane. 
Segue-se mais uma aterragem durinha dos Luroko.

FOTO 3
Legenda original: Av. Mondlane, errada!

Legenda correcta para esta foto é Av. Lenine uns 100 metros para sul da FOTO 2. À esquerda está a Pastelaria Colmeia com o toldo sobre o passeio e à direita o Restaurante Flor das Avenidas fazendo esquina com a Av. Neto, antiga 31 de Janeiro. Ao centro estão as célebres Modas Cinda de que algumas madames se recordarão certamente (eu não!).
Fotos mais recentes da zona (feitas entre 20 a 25 anos depois das dos Luroko) mostram melhorias no nivel de vida da população, para mais que por aqui a média local em relação à geral da cidade de cimento deve ser puxada para baixo pela proximidade do Mercado Janet.


FOTO 4 recente
O agora Mimmo's 2 (Flor das Avenidas) que estava à direita da FOTO 3
e em que a colunada original foi tapada ... "é o desenborbimento, pá!"

E esta foto mostra a Av. Lenine entre os locais das duas FOTOS 2 e 3 comprovando também as melhorias do "business climate" geral.

FOTO 5 recente
Em primeiro plano a Av. Kankhomba na transversal 
e à esquerda vê-se a Av. Lenine a descer vinda do lado da Av. Mondlane

Ao fundo no centro da foto o prédio da Colmeia cor de tijolo que aparecia na FOTO 3 à esquerda. Antes do prédio com o BCI na esquina (volta a aparecer aqui) vê-se uma rua que entra para o interior do quarteirão que tem vivendas do lado sul (zona vista para norte no Google Maps).
O quarteirão que se vê em frente nesta foto do lado poente = oeste da Av. Lenine, antiga Augusto de Castilho ou Elias Garcia quando todas estas construções foram feitas e que fica em frente ao quarteirão da Colmeia (da FOTO 3) e da Flor das Avenidas (o restaurante na esquina da FOTO 4) apareceu no HoM aqui e aqui.

Comentários

PhotoEventsPT disse…
Correcção - A casa de ferragens que se vê à esquerda era o Buccelato e a que se vê na esquina defronte era a Casa Conceição
Rogério Gens disse…
Obrigado, do Buccellato já me tinha esquecido o pormenor do nome (a sede era na Baixa) mas confirma-se o ramo, da Casa Conceição não me lembro mas devia ser de vestuário, tecidos, retrosaria. Insiro o Buccellato no texto.