Continuo aqui a explorar fotos feitas num periodo em que os fotógrafos portugueses amadores ou profissionais tinham na esmagadora maioria decidido dar uma volta e os laurentinos restantes e os maputenses andavam ou na guerra, ou nas Operações Produção pelo Niassa, ou à procura de comida em bichas de manhã à noite ou em alternativa mais "inteligente" de punho erguido no ar em comícios ditos revolucionários.
Assim, grosso modo, os únicos com aparelhos (não havia smartphones), dinheiro, carro e tempo para tirar fotos foram os ditos "cooperantes" que deviam ter bastante horas vagas, pois o trabalho não devia ser muito e para a comida podiam ir às lojas francas comprar fácilmente o que precisavam pois eram pagos em US dollars. Como dizia o meu pai "eu assim também era socialista!" mas, ora bem, a sorte só sorri a alguns. Pois.
Estas fotos parecem ser postadas por Will Kohlen (isso do Pintrest é muito confuso, vou surripiando sem me preocupar com o que é de quem, que façam o mesmo com o HoM se encontrarem algo que interesse e for difícil identificar, my pleasure! mas não corem as marcas do blog nas fotos que as têm, please!) mas não sei se foram feitas por ele, quer dizer se ele entra no "rol dos acusados". De qualquer maneira os "crimes" se os houve prescreveram e agora temos estas fotos, somos todos amigos outra vez e viveremos felizes para sempre (ou quase).
Aproveito aqui para localizar algumas das fotos únicas desse período em que a cidade estava morta e parecia desabitada:
Lojas coloniais na Av. 24 de Julho do lado sul. Vê-se bem onde foi o carril do eléctrico. |
A foto de cima é da parte alta da Polana que é uma zona mais ou menos plana depois da longa subida/descida entre o Pigalle e o Manuel Rodrigues. Não tenho visto foto recente deste edifício por isso não sei se existe ainda ou não. Quanto a automóveis tinhamos um Fiat 1300/1500 e um Suzuki.
A segunda foto é dum edifício bem conhecido:
Fabião do Alto Maé na Av. Mondlane cruzamento com Barre. |
Nesta segunda foto vê-se alguma azáfama e algum poder económico da população. As fotos podem não ser todas exactamente da mesma data e alguns meses de novas políticas sociais/económicas (mais abertura ao capitalismo e nas relações internacionais) podiam fazer uma diferença, principalmente em comparação com a desesperante nulidade da opção política e situação resultante anteriores.
Comentários