Hospital de S. José de Lhanguene (Missão) - actual José Macamo, Maputo

Falaremos neste artigo do antigo Hospital de S. José de Lhanguene que em 1975 ou 1976 foi expropriado à Igreja Católica e passou a ser chamado José Macamo (um enfermeiro na Frelimo). 
O Hospital foi erguido em 1922 num local da zona ocidental (oeste) da antiga Lourenço Marques perto do estuário e foi ampliado em 1940 e em 1950. 
O grande edifício actual deve ser do final dos anos 60/ início dos 70 pois como se pode ver na segunda imagem em baixo com as religiosas, em 1971 já existia. Estranhamente na informação rápidamente acessível não se fala da sua data de construção, penso que por a fonte ser a Missão enquanto que o edifício mais moderno deve ter sido construído pelo Estado. Penso que vi o nome do Arquitecto nalgum lado (talvez Fernando Mesquita da Obras Públicas) mas terei de confirmar. 

Irmãs enfermeiras em 1971 frente ao 
edifício principal moderno

Nota-se que originalmente a fachada principal do edifício principal moderno teria partes pintadas a castanho e que são as que agora estão pintadas a azul.
As freiras eram da Congregação das Irmãs Franciscanas Hospitaleiras da Imaculada Conceição que era responsável pelo Hospital de S. José de Lhanguene. 

Fachada principal e entrada
pela antiga Estrada de Lhanguene, actual Av. da OUA

Vamos agora fazer a ligação ao passado mais longínquo:
Fachada principal também vista para sul como em cima

Na foto de cima à direita (oeste) vê-se um edifício do Hospital que é das gerações anteriores, provávelmente de 1940 ou de 1950.
A foto seguinte dá uma visão complementar do conjunto:
Vista cerca de 2007 para norte, do estuário para a traseira do Hospital
 digitalnoindico.blogspot.com

Daqui pode intuir-se que o local para o hospital, para lá de ser em Lhanguene e próximo do da missão, deve ter sido escolhido por ser mais arejado e fresco. Na foto de cima vêm-se bem edifícios antigos, um dos quais será o de primeiro andar que aparece à direita da foto mais acima, e outros mais baixos com chaminé que deviam ser as primeiras lavandarias, cozinhas, etc. Nesta última foto os edifícios antigos pareciam abandonados mas na outra imediatamente acima o que se vê à direita parece recuperado. O Hospital foi reabilitado em 2009 e talvez esses edifícios antigos tenham sido abrangidos.
Na última foto de cima compreende-se bem que o Hospital actual do final dos 60/início dos 70 foi construído em frente aos antigos edifícios, isto é entre eles e a estrada de Lhanguene onde havia e há imenso espaço livre. Não sei se também se fizeram demolições de antigas enfermarias nessa altura mas em hospitais deve ser complicado porque implica transferências para outros locais. Como se viu no Hospital Central (Miguel Bombarda) em que ainda há edifícios (pelo menos) dos anos 20 em uso, o normal deve ser construir-se o novo no espaço vazio e depois vê-se o que se faz aos antigos. 
O escrevinhador do HoM nasceu nesta Missão e lembrava-se de sendo criança a ver por fora e recordar-se dela como um edifício antigo. Depois deixou de passar na zona e quando o Hospital novo surgiu esqueceu o assunto. Tive assim a agradável surpresa de passados pelos menos 45 anos recordar com estas fotos os edifícios antigos, embora não seja seguro que um deles tenha sido a maternidade.
As imagens de cima foram escolhidas pela sua qualidade gráfica. O recinto do Hospital no dia a dia é mais assim:
Entrada no recinto do Hospital
Edifício provávelmente antes da última renovação
Fachada norte-sul (virada a poente = oeste)

A de cima é a única imagem onde se pode ver a fachada norte-sul (virada a poente = oeste) do hospital e em que por isso se vê a fachada principal de perfil do lado esquerdo. Nota-se à direita da foto o edifício antigo ao lado e provávelmente também por trás do moderno.
História da Fraternidade São José – Lhanguene
1922.08: Fundação da 1ª Comunidade da CONFHIC em Moçambique, na Missão de S. José de Lhanguene. As Primeiras Irmãs Enfermeiras residiam no Hospital. Mais tarde construiu-se uma residência (que ainda existe) para as Irmãs-professoras que vieram dar aulas na escola primária desta Missão.
1940.12: Ampliação do Hospital de S. José de Lhanguene
1940: Em Lhanguene, no Hospital, o internato e a lavandaria foram adaptados a duas enfermarias para nativos. As crianças que estavam no internato foram transferidas para o Colégio-Orfanato em Inhambane.
1950: Em Lhanguene aumentou-se muito o complexo hospitalar e da Missão, propriamente dita.
1960: O Hospital de Lhanguene encontra-se com 9 Irmãs, 1749 doentes e 12 idosos.
1960: Trabalham 6 Irmãs em Lhanguene, na Missão de São José, beneficiando 1.020 crianças.
1967.10.04: Criação do Noviciado de S. José em Lhanguene, Maputo.
1967: Inauguração do Convento de S. José, Casa de Repousos e Retiros e do Noviciado em Lhanguene.
1974: Apesar da nacionalização do Hospital em Lhanguene, as Irmãs continuaram a trabalhar lá, embora deixassem de lá residir.
1975: O Hospital de São José de Lhanguene passa a chamar-se José Macamo.

O site do Hospital tem mais ou menos as mesmas informações históricas principais embora a data de ampliação dos anos 40 aqui seja 1944 em vez dos 1940 de cima:
O Hospital Geral José Macamo existe desde o ano 1922, período em que foi edificado o primeiro bloco. Em 1944, foi ampliado com a construção de dois novos edifícios e dotado de uma sala de operações. Na altura da sua inauguração, era um hospital privado, pertencente à Igreja Católica, com o nome Hospital de São José de Lhanguene. Com o advento das nacionalizações, em 1976, o hospital passou à gestão do Estado, foi classificado como unidade sanitária de nível secundário, passando a ostentar o nome de Hospital Geral José Macamo.

Comentários