Hotel Monte Carlo na Av. Lumumba, agora e nos anos 50 do século 20.

Na sequência da mensagem sobre o Clube dos Lisboetas vamos ver nesta mensagem com mais pormenor o edifício do actual Hotel (antiga Pensão) Monte Carlo, situada na zona dos Hotéis Aviz e Girassol da mesma época.
Eeste edifícios ficam do lado norte da antiga Av. Brito Camacho, actual Lumumba na antiga cidade de Lourenço Marques, actual Maputo e foram construidos entre o final dos anos 50 e a primeira metade dos anos 60.
FOTO 1
Vista para norte-nordeste
Hotel Monte Carlo - Fachada virada para a Av. Lumumba (laranja)

FOTO 2
Vista para noroeste
à esquerda: ex Av. Brito Camacho, actual Lumumba
à direita: Rua 
D. Almeida Ribeiro, subindo para norte

Antigo Clube dos Lisboetas em primeiro plano,
depois o espaço da Rua D. Almeida Ribeiro (invisível na foto), 
depois o actual Hotel Monte Carlo, visto para poente = oeste

Vamos agora ver três imagens diferentes dos anos 50 em que nos podemos focar no Hotel indicado com a seta castanha:


Seta castanha: Pensão Monte Carlo
Oval vermelha: edifício onde agora está o restaurante indiano, antigo Clube dos Lisboetas
Linha laranja: Av. Brito Camacho, actual Lumumba
Linha preta: Rua D. Almeida Ribeiro
Seta amarela: Hotel Girassol
Seta verde: antigo Hotel Aviz, actual Andalucia

Vamos ver com mais pormenor o actual Hotel Monte Carlo antes (anos 50) e agora nas fotos de cima. 
Olhando com alguma atenção para as fotos notam-se logo diferenças. No entanto parece-me estruturalmente o mesmo edifício pois mantém a forma de L (com a parte curta perpendicular à Av. Lumumba e a parte longa perpendicular à Rua A. Ribeiro) e com uma torre no cotovelo do L que tinha nos anos 50. 
A mudança principal foi o acrescentar um piso aos existentes inicialmente e colocar telhados com pala saliente em vez de terraço descoberto. Assim o lado curto do L (da actual Lumumba, virado para sul) tem agora 3+1=4 pisos e o lado longo do L (da actual Allende, virado para nascente=leste) tem agora 2+1=3 pisos. A torre também deve ter crescido proporcionalmente ao resto do aumento. 

Quanto ao antigo Hotel Aviz noto que está num terreno com a mesma orientação do Monte Carlo mas no cruzamento mais acima e que tinha também a forma em L e a mesma disposição no terreno, apesar de ser bastante maior. Deduzo que isso ou era por causa do planeamento municipal (para deixar as esquinas mais desafogadas) ou por interesse dos próprios estabelecimentos hoteleiros para ter mais quartos com vistas para o estuário.

Comentários