Já vimos o prédio actualmente da loja Hugo Boss na Av. 25 de Setembro frente ao Mercado que vem pelo menos de 1929 e talvez venha mesmo dos tempos em que um pouco à frente de onde ele se localiza era a linha de defesa e para norte daí era o pântano pútrido e infeccioso que rodeava o burgo.
Vamos nesta mensagem ver outras imagens desse prédio (modernas e antigas) e ver a melhor a Travessa do B(aluarte) Norte e o mais que lhe fica para nascente=leste.
à esquerda: ex Casa da Sorte à direita: novo Hugo Boss |
Entre os dois edifícios de cima passa a Travessa do Baluarte Norte (neste caso cores foram escolhidas a preceito para o tipo de edifício).
Segue-se uma vista para sul que podia ter a mesma legenda de cima:
Ao fundo: prédio com frente para a Av. M. Inhaminga, antiga 28 de Maio. Ao centro esquerda e em altura: prédios com pouco fundo que ficam depois do cruzamento com a Rua da Gávea (o que lhes fica à direita da Travessa está aqui na primeira imagem) |
Hugo Boss visto mais de frente |
Vê-se a entrada na Travessa do Baluarte Norte à esquerda. O mercado central é em frente por isso uma parte dos passantes dirigir-se-à para lá.
O que veio a ser o Hugo Boss em 2007, só com paredes e sem miolo e sem placas |
Passeio em frente do futuro Hugo Boss no mesmo estado degradado da foto de cima. |
Ao fundo da foto de cima, para oeste fica a Casa Elefante de que se vê a tabuleta. Tudo paraecia positivo até agora mas o edifício tinha históricamente dois pisos e com as obras foram-lhe acrescentados mais sete.
Milano/Hugo Boss actualmente. |
Na minha mensagem inicial a reacção aos "esteróides anabolizantes" do Hugo Boss tinha sido muito negativa. Mas pensando melhor se as opções fossem entre:
(i) arrasar tudo dado o estado a que o edifício tinha chegado (embora se se confirmar ser anterior a 1920 esteja protegido por lei), ou
(ii) mantê-lo e fazer o acrescento como se fez.
Concluo agora que o que se fez foi o melhor. É a tal situação de "do mal o menos" do mundo real.
Comentários