É estranho dizermos que uma praia desapareceu mas se considerarmos que uma praia também inclui o acesso ao areal e os terrenos circundantes isso aconteceu aqui. Neste caso havia um grande espaço livre entre o areal e a estrada marginal (ocupado em pequena parte pelo Restaurante Dragão de Ouro e um parque de estacionamento circundante) e esse espaço tem sido principalmente ocupado por um hotel (construído em duas fases) e do seu lado mais a norte também por outras construções menos volumosas.
Neste caso os fans do "Maputo que Cresce" terão dado hurras, mas o Curioso tem pena que um espaço que era público se torne privado. De resto será cada cabeça sua sentença.
As primeiras fotos da mensagem são do que existia e principalmente estava livre no passado, e depois está a comparação entre esse passado e o presente e finalisamos com imagens do areal da praia.
Foto de cerca de 1970 para nordeste |
Vê-se a Praia do Dragão de Ouro (DO) com o restaurante ao centro esquerda da foto. Nesta zona com excepção dessa secção da marginal havia relvado entre a estrada e o areal. A extensão do relvado antes (para sul) do DO e que não se vê aqui na totalidade era maior do que a extensão depois (para norte) do DO. NB: Os norte e sul são usados no texto para facilitar a explicação. O ponto cardeal do norte exacto aparece na imagem do Google Earth.
Restaurante DO ao centro direita e Restaurante Miramar ao fundo na direcção do poste de iluminação pública. |
Na foto de cima vê-se o parque de estacionamento à volta do DO mas vê-se muito pouco do espaço livre entre a marginal e a praia para sul do restaurante. Isso vê-se um pouco mais na foto seguinte com a carrinha na subida.
Restaurante Miramar ao centro esquerda e Dragão d'Ouro ao centro direita
|
Na foto de cima o Restaurante Miramar nota-se principalmente pelo grande reclame luminoso no telhado. É foto talvez do início dos anos 60 e anterior à primeira pois aqui o espaço entre a estrada marginal e o areal, para os dois lados do DO, não estava relvado.
A foto seguinte dá a vista da fachada principal do Restaurante DO para nor-nordeste tirada a partir da estrada marginal e a caminho do Restaurante Miramar, de que se vê o reclame na horizontal ao fundo.
Restaurante Dragão d'Ouro à direita entre a estrada marginal e a praia |
Entrando agora nas comparações entre como foi e como é, a primeira usa a foto de cima com a carrinha a subir da beira mar e uma imagem do Google Earth actual. Para referência teremos em conta que os esporões P 1 e P 2 fazem a ligação entre o passado e o presente. Na imagem actual de Google Earth em baixo vê-se um extenso hotel construído ao longo da marginal e ocupando mais de metade do terreno anteriormente livre e para norte dele há outras construções.
Google Earth actual - Praias do DO e do Miramar.
Outra comparação entre o que existia nos anos 60 (ver a foto com a carrinha a subir com marcas também usada para a comparação de cima) e o que existe agora, pode ser feita com uma foto tirada de novos prédios construidos para poente = leste da estrada marginal (comparação também muito aproximada). Temos então a vista de parte do terreno anteriormente livre entre o DO e um pouco para norte do esporão P 1 pouco antes de se chegar ao Miramar:
DO: Hotel muito extenso. No ponto indicado é aproximadamente onde foi o Restaurante DO mas o Hotel extende-se principalmente para sul ocupando o terreno que aí estava livre. Limites verdes: o terreno originalmente livre. Castanho: o balneário dos anos 60 |
Para completar vamos agora ver o que se passava nos anos 60 para lá do terreno livre e do passeio que era o seu limite do lado nascente = leste. É uma foto tirada da esplanada do Restaurante Miramar que penetrava no areal da praia uns 10 metros e dá a vista para Sul com a muralha, o passeio, o relvado e a estrada marginal que estão sucessivamente para o lado direito.
Praias do Miramar (o lado sul) e do Dragão de Ouro (para o fundo)
Castanho: Balneário dos anos 60 mais ou menos frente ao esporão P 1 Rosa: Uma árvore que ficava no passeio entre a praia e o Dragão de Ouro. Ver mensagem. |
Do que se vê no Google Earth: O DO em 2001 já tinha sido demolido e o seu terreno e do parque de estacionamento estavam vazios. Nessa altura o Hotel estava a ser construido só para sul do DO. Em 2004 essa primeira parte do Hotel (ou Hotéis talvez seja mais que um no mesmo complexo) estava completa. O terreno do DO continuou vazio até aos inícios de 2013 que foi quando o hotel começou a ser ampliado para norte donde tinha sido o seu extremo norte inicial e ocupando assim o terreno do ex DO. Essa segunda fase do Hotel deve ter sido completada cerca de 1 ano depois e temos a situação mostrada na imagem do GE. A árvore do DO (marca rosa em cima) ainda existe mas agora integrada no Hotel.
Comentários