O blog maputophotoblog teve (últimas mensagens em 2012) a proposta de comparar o velho e novo de LM/Maputo. Geralmente se algum blog/site anterior cobre um assunto não vale a pena o HoM repetir, se necessário faço uma ligação. Mas tenho verificado que muitas vezes a partir do que estava feito antes posso "acrescentar valor" com texto ou fotos que sejam relevantes.
O maputophotoblog tem estas imagens do agora e antes para comparação do Bar da Estação dos Caminhos de Ferro. Vou usar as fotos e juntar texto.
|
Mais ou menos recentemente |
|
Cerca de 1910 em foto de Hily. |
Comparando as duas fotos de cima: O chão é o mesmo mas o balcão e o aparador não são. A porta ao fundo para a plataforma da gare é a mesma.
A partir destas duas fotos vou extender o tema:
|
Bar Kampfumo - não está aqui na decoração mais recente mas quase.
Vista da sala principal para a "sala ao fundo" |
Agora vamos para o passado e olhar no sentido oposto, da "sala ao fundo" para a sala principal com o balcão do bar actual.
|
Visão da "sala ao fundo" para a sala principal do bar actual |
Ao fundo está um dos senhores empregados ao centro do balcão. A cerâmica das paredes desta "sala ao fundo" continua a mesma (vê-se a mancha mais clara na foto de cima).
|
Outra vista da "sala ao fundo" para a sala principal |
Vê-se na foto de cima o outro dos senhores empregados mais para o canto do balcão. Noto que se vê na foto de cima que as cadeiras tinham gravado CFLM pois os CFM foram uma união de companhias feita posteriormente.
|
Visão ainda da "sala ao fundo" para a sala principal através da entrada com duas portas e que tem o arco em cima |
Saímos agora do interior da gare para a plataforma e estamos no passado a olhar para a actual Praça dos Trabalhadores do lado sul da gare (lado do estuário)
Penso que vemos um dos senhores empregados do bar que assim nos indica a porta do bar que ficava assim para o fundo da gare. Só no local se poderia confirmar.
Esta foto da plataforma e daí deduz-se que as outras de cima (todas de Hily?) são de quando a estação ainda não tinha o edifício exterior construído, por isso anteriores a 1913. Sem essa obstrução construida posteriormente, nesta altura ao fundo da plataforma conseguia-se ver um edifício do lado nascente = leste da Praça da estação.
Sobre este edifício da estação ver também a mensagem.
Comentários