Catedral de NS da Conceição de LM - comparação com NS de Raincy, interior (5/16)

Terceira e penúltima mensagem de comparação entre a Catedral de Lourenço Marques (LM), actual Maputo e a Igreja de Raincy iniciada aqui e aquiRelembro que a igreja de Notre-Dame du Raincy foi construida entre 1922 e 1923 pelos engenheiros / arquitectos Auguste e Gustave Perret e foi a primeira realizada em betão armado em França.

HPIP  (Elisiário Miranda): Catedral Nossa Senhora da Conceição de Lourenço Marques, actual Maputo .... a cobertura abobadada remete para o anteprojeto da Igreja de Nossa Senhora de Fátima, em Lisboa (1934-1938), de Pardal Monteiro.
HoM: De qualquer modo Raincy também tem a cobertura abobadada ao centro embora tenha depois mais duas faixas laterais quase plana, como se pode observar na FOTO 3 em baixo. A cobertura de Raincy tem colunas mas a largura entre elas deve ser semelhante à largura do corpo principal da Catedral de LM. O interior da catedral parece mais harmonioso e tradicional, Raincy é "avant-garde".

 FOTO 1
Catedral de LM: Nave vista para a entrada
FOTO 2
Catedral de LM: Nave vista para o altar

FOTO 3
Raincy: Nave vista para o altar. 

Petit Futé sobre Raincy: "Os vitrais dum azul profundo foram feitos a partir de desenhos de Maurice Denis e formam vastas paredes de luz". 

HoM: Essa é uma grande diferença: Raincy quase não tem parede mas foi feita num país com pouco sol. A Catedral tem bastantes vitrais mas pelo menos metade da superfície lateral e do fundo é em parede.
FOTO 4
Raincy: Em construção, o interior (como o resto) em betão armado
FOTO 5
Raincy: .módulos em betão
Na Catedral de Raincy módulos em betão (no caso de cima uma cruz e um circulo) foram usados na escadaria para o altar e também ao fundo para suporte dos vitrais. São eles que do exterior dão o aspecto de favos às paredes laterais.

FOTO 6
Catedral de LM: lado interior da fachada principal
Como em Raincy, na Catedral de LM modulos em betão foram usados na escada do campanário e no muro do coro (ver esta parte ao fundo da FOTO 1).
Na quarta mensagem desta série falaremos dos vitrais, dos altares e concluiremos o tema.

Comentários