Esta é a mensagem final de comparação entre a Catedral de Lourenço Marques, actual Maputo e a Igreja de Raincy em França.
FOTO 1
Catedral: pormenor do vitral inferior ao fundo do altar - Pecado original |
FOTO 2
Catedral: vitrais num dos braços da cruz |
FOTO 3 |
Raincy: vitrais |
HoM: A catedral seguiu a mesma ideia: alguns vitrais nos módulos de betão, na parte superior os vitrais principais (via sacra?) no suporte convencional
Quanto ao desenho, noto que a Catedral de LM foi projectada por um engenheiro (Freitas e Costa dos Caminhos de Ferro) por isso deve ter ido buscar a inspiração arquitectónica a algum lado e suponho que a Catedral de Raincy tivesse sido estudada por ele.
HPIP: "Catedral Nossa Senhora da Conceição de Lourenço Marques, actual Maputo ..... e contém obras dos artistas plásticos Francisco Franco, António Lino, Simões de Almeida, Leopoldo de Almeida e António Maia Ribeiro".
FOTO 4
Catedral: pia baptismal |
HoM: De Raincy não temos imagens de objectos de arte mas é dito tudo ser espartano. Pode-se ver que o altar também tem os módulos em betão assim como a abóbada superior.
FOTO 5
Raincy: Altar |
FOTO 6
Catedral: Altar |
Quanto ao tipo de construção, o Eng Freitas e Costa devia dominar bem a construção em betão e como a de LM foi feita pelo menos 10 anos depois da francesa já não devia ser novidade a aplicação para estes edifícios e foi assim uma solução natural para LM onde para mais os pedreiros seriam menos preparados que os franceses.
Quanto às restrições de orçamento que primeiro levaram ao uso de betão na francesa em vez da pedra tradicional, essas restrições deviam ser comuns nos dois casos pois se a Catedral de LM levou 8 anos desde a colocação da primeira pedra até à conclusão o motivo deve ter sido falta de fundos. No entanto a catedral de LM parece ter tido melhores acabamentos que a francesa.
Quanto ao local não tem comparação possível o que faz toda a diferença no impacto duma e doutra obra nas suas cidades: à catedral de LM foi-lhe dado um local escolhido a preceito enquanto que a de Rancy pouco se destaca da envolvente (espirito laico da République Française oblige).
HoM - conclusão:
Se um "Laurentino ou Maputense" visse a Catedral de Raincy sem informação antecipada não sei se se lembraria imediatamente da Catedral de LM pois torres ao centro do exterior de igrejas cristãs há muitas. No interior os vitrais de Raincy concentrariam de tal modo a atenção que penso nem se repararia no tricoteado dos módulos de betão ser semelhantes nas duas.
O mais interessante que retiro desta comparação é o facto de ambas terem serem construidas em betão e como isso foi tão inovador no caso da francesa e económico nos dois casos.
O mais interessante que retiro desta comparação é o facto de ambas terem serem construidas em betão e como isso foi tão inovador no caso da francesa e económico nos dois casos.
A Catedral de Maputo, oficialmente a Catedral Metropolitana de Nossa Senhora da Conceição, é um edifício emblemático da cidade, projectado em 1936 pelo engenheiro Marcial Freitas e Costa, e inaugurado em 1944. Encontra-se situada na Praça da Independência e têm como características uma altura interior de 16 m, e uma torre com 61 m de altura. A nave tem um comprimento de 66 m e uma largura de 16 m.A catedral é a Sé da Arquidiocese de Maputo
Comentários