Os critérios editoriais de Santos Rufino


Já aqui publicamos e nos outros sites LM/Maputófilos é o mesmo talvez centenas de fotos dos álbuns Santos Rufino (SR) sem os quais a cidade antiga teria em grande parte ficado desconhecida. Mesmo assim, não querendo ser mal agradecido, e que o Senhor tenha em paz a sua alma e sabendo que cada um tem de fazer pela vida, também não devo esconder o que acho. Tenho a impressão que SR dava destaque principalmente a quem pagasse publicidade nos seus álbuns e não tinha a deontologia de um jornalista mas de um comerciante. 
Nota-se que SR fez muitas fotos da Rua Consiglieri Pedroso onde estava a sua livraria e os seus amigos ou seus clientes. Mas por exemplo SR não fez uma foto directa do Prédio Pott, não fez uma única foto de toda a actual Av. 25 de Setembro do lado sul desde frente ao Teatro Avenida actual (onde ela começava do lado nascente = leste) até à Rua da Mesquita onde havia bastantes lojas e prédios, não fez uma foto da Rua da Imprensa sem ser da Imprensa Nacional e dos Bombeiros, nem uma foto da Rua N. S. da Conceição sem ser do Bank of Africa e nessa rua tinha havido as feitorias e havia ainda grandes armazéns, etc. Não fez uma foto da Praça 7 de Março no seu lado nascente=leste onde estavam a Casa Holandesa e ao lado dela o Correa & Martins (ou Carraça & Martins) que era das grandes firmas de ferragens da cidade. Básicamente em muitos casos SR parece ter decidido: NO PUB, NO PHOTO. 

E esses são os casos totalmente omissos porque noutros casos SR só mostrava o que lhe interessava mesmo fotografando o local. Dois exemplos:

Na foto do Vidago cortou expressamente o que estava do lado direito e assim não vimos a o antecessor da Papelaria Spanos (certamente porque era um concorrente).

Na foto do Hotel Paris parece que amorteceu o que estava ao lado e aqui não adivinho porquê:

Por isso se por um lado SR ofereceu-nos uma cobertura única/insubstituível/imprescindível da cidade por outro temos de ter em conta que ela pode ter sido feita selectivamente e com base em critérios extra-"jornalísticos". 
Está feito este desabafo mas com a consciênca de que posso estar a ser injusto...

Comentários