Havia um prédio de gaveto de que eu vagamente me lembrava ser tipo cantina colonial dos anos 30 ou 40 no cruzamento das Avs 24 de Julho e José de Anchieta (actual Olof Plame) e na sua esquina sudeste. Isto na cidade de Lourenço Marques, actual Maputo.
O prédio foi aparecendo à distância nalguns postais antigos da zona que fui aqui usando mas nunca de frente ou de perto em fotos desses tempos. E nos tempos modernos também não o vi mais em fotos.
Eis senão quando aparece primeiro num anúncio do OLX e depois no FB um prédio nesse local com esta foto que comento em baixo comparando-a com o passado.
Fotos recentes
Prédio de gaveto que vem dos anos 30 pelo menos |
Oval amarela: O prédio de que me recordava vagamente
Verde: Av. 24 de Julho
Laranja: Av. Anchieta aqui a descer para a Baixa para a direita |
O prédio original foi mantido mas com bastantes alterações. A colunada original no rés do chão foi tapada e em cima a varanda também foi tapada. A parte sul do prédio virada para a Av. Anchieta (actual Palme) foi aumentada de um piso. O prédio agora é um streamline moderne mas para além do volume ocupado ser o mesmo, tem relativamente pouco a ver com o original. Mas como já disse recentemente se o "Maputo que cresce" é assim que seja "do mal o menos".
É pena não haver fotos melhores actuais (era só ir lá e fazer o esforço de tocar no botão do smartphone, mas isto é batalha perdida!) e fotos de antes da renovação (o que não se poderá remediar, se ninguém as fez), para se poder comparar melhor o actual, o anterior recente e o anterior colonial.
Outras impressões do prédio à distância nos tempos antigos estão nestes postais já conhecidos:
Oval amarela: O prédio na esquina Verde: Av. 24 de Julho Laranja: Av. Anchieta a descer para a Baixa para a direita |
Voltando no HoM ao tema dos reclames, para quem não conheça o anúncio na fachada do prédio do lado esquerdo de quem sobe a 24 de Julho no postal colorido é da Spur Cola que era uma marca da Canada Dry. Para se antever melhor o que estaria pintado no prédio, era assim que se anunciava a Spur Cola no Portugal da Europa onde não se vendia a Coca Cola:
As formas da garrafa foram evoluindo |
Em Moçambique engarrafadores de refrigrantes de cola foram dois, a Reunidas com a Coca Cola e as Águas de Montemor (Namaacha) com a Spur Cola e a Pepsi:
Concorrência nas fachadas de prédios em Lourenço Marques de anúncios de colas |
Comentários
Ao lado, na casa gémia junto á mercearia, na Av. 24 de Julho morou o proprietário Daniel Antonio Silva e a sua família.
A filha Maria da Conceição, mais conhecida no Liceu Salazar onde fez o 7º ano em 1960, e pelas amigas por Ção ou Zita. e que se veio a Licenciar na faculdade de Ciências de Lisboa em Fisico Quimicas. Casei com ela em 4 de Julho de 1964 e com quem continuo a viver, e temos 4 filhos, tres deles nascidos em Lourenço Marques e uma em Lisboa.
Descendo a Rua Anchieta e na primeira moradia logo a seguir, viveu desde miúdo o Saklarides até ir para Lisboa para frequentar medicina. O Saklarides foi nosso colega de Liceu do mesmo ano. Foi Director Geral de Saude de Portugal nos fins do Séc. XX e inicio de XXI. Hoje está aposentado. Aparece de vez em quando em entrevistas na RTP, nomeadamente durante a pandemia
Do Kassimatis e do seu restaurante eu falo algures.
O Dr. Saklarides conheço da TV, eu não sabia que ele era de LM e até já me tinha perguntado como é que um grego tinha ficado português, assim está explicado.
Como você tem muitos conhecimentos da cidade esteja à vontade para comentar quando achar apropriado.