Stiloguedes (71) - Edifício creme ao lado do Hotel Tamariz - Santos Marques e Silva de 1952 ou Maximilano Cotta de 1956?

Estamos no inicio da Av. Marx, antiga Manuel de Arriaga frente aos prédios altos.
à esquerda: edifício creme  a identificar
à direita: Prédio Jossub do Hotel Tamariz
Sempre pensei que o que se vê em cima fosse o mesmo projecto do Arq. Pancho Guedes (PG) mas no mapa dos seus trabalhos em baixo aparecem como sendo dois prédios separados. Infelizmente o mapa identifica o Jossub mas não o outro que fica-se pelo genérico "Edifício".

MAPA Guedesburgo, secção da baixa
suponho que original de livro de Miguel Santiago
A lista do mapa está trocada para o 69 e 70.
Corrigindo seria: 
69: Prédio Jossub (Tamariz) 
70: Edifício
Sendo o Prédio Jossub (Tamariz) de 1953 ou de 1954 (varia conforme as listas, e nunca se sabe se é a data de projecto. de início ou de fim da construção por isso é sempre aproximado) fui ver em que altura o edifício creme foi construido e chego na fotomontagem em baixo à conclusão que foram os dois mais ou menos simultâneamente.


à esquerda: Os dois prédios em construção 
vistos na mesma posição da primeira foto mas à distância
à direita: os dois concluídos
Assim fui ver nos trabalhos de PG na Baixa quais os prédios datados de 1953 ou 1954 e que eu ainda não tinha conseguido localizar. O único que aparece dessa altura é o "Escritório e lojas Santos Marques e Silva" que é de 1952. Como na foto de cima parece que edifício creme estava mais avançado que o Jossub suponho então que seja esse. Também o edifício creme tinha lojas em baixo o que corresponde, agora se uma delas fosse do Santos Marques e Silva (um nome de firma conhecido na cidade) e se por cima fossem escritórios, teriamos a identificação perfeita. Assim só com os dados apresentados fica uma certa dúvida.
Voltando à actualidade:
Pode-se ver que as fachadas principais (do edifício creme para a Av. Marx
 e do Jossub para a Rua Consiglieri Pedroso) são bastante diferentes
foto wikipedia
Se os dois prédios fossem do mesmo dono é provável que PG tentasse pelo menos algo de comum. Sendo de donos separados é natural que PG os quisesse distinguir o que suporta a ideia de serem dois projectos diferentes.
Os prédios altos a fazerem sombra ao sol poente
Vista 90 graus para norte e parece-me num desenho de PG
Imagem mais completa e actual de vista da Av. Marx
Vê-se o provável Santos Marques e Silva aqui entre o Hotel Turismo à esquerda = norte, entre os dois passando a Rua da Gávea na sua secção nascente = leste. O prédio Jossub fica mais para sul dos três e faz esquina com a Rua Consiglieri Pedroso.

Comentários

Anónimo disse…
Caro Curioso;
Lembro-me que no rés do chao do Tamariz estaba o bar/cervejaria TUCANO, e no rés do chao do edificio seguinte estaba uma empresa de tecidos e comercio geral que se chamava "Africa Comercial, Ltda", cujo dono, se bem recordo, se chamava Cordeiro.
Espero que a informaçao lhe possa servir.
Um abraço.
Rogério Gens disse…
Caro leitor: Obrigado. Essa informação para já não a consigo ligar a mais nada mas dum momento para o outro pode aparecer uma ligação insuspeitada. De qualquer maneira pode por si mesma ser útil para algum outro leitor ou talvez para um historiador no futuro. Quem sabe?