Carreira de Tiro de 1915 no Quartel da Rua da Nevala até 1940

O bairro da cidade de Lourenço Marques digamos em volta do cruzamento das actuais Avs. Cabral, antiga Pero d'Alenquer e Mao, antiga Massano de Amorim - por aqui e por aqui - era conhecido por Carreira de Tiro. Não sei se era nome oficial e até onde chegava mas oficiosamente a Carreira de Tiro (CT) seria a zona entre a Malhangalene e a Polana. 
O nome parece ter desaparecido de Maputo mas perdurou no nome da Farmácia Carreira de Tiro que de facto é na Av. Mao para cima (leste) da Av. Cabral dando a ideia que a CT ainda abrangia uma parte significativa do que agora é simplesmente chamado Polana.
Num dos álbuns de Santos Rufino (SR) de 1929 aparece a CT dessa altura que pertencia à zona militar da Rua da Nevala, actual Nkrumah. 
Uma CT é um local onde se treina tiro e neste caso do quartel com armas de guerra. Mesmo com um edifício a envolver, os disparos ouvem-se longe e por isso é natural que as redondezas tenham ficado assim identificadas. 


FOTO 1 - Santos Rufino cerca de 1929
Carreira de Tiro (CT) do Quartel da Rua da Nevala.
Não podia ser tudo fechado pois é preciso arejar
 e para a esquerda não podia haver parede : )
Como é habitual SR só deixou fotos e por isso temos de procurar informação adicional. Os mapas permitem no entanto elucidar a questão a traços largos.


Mapa de 1925/26
Roxo: Rua Fontes Pereira de Melo, antiga Estrada da Circunvalação
Azul: Massano, actual Mao
Verde: Rua da Nevala, actual Nkrumah
Laranja: Pero d'Alenquer, actual Cabral
Preto e cinza: Carreira de Tiro por ali
O mapa de cima de 1925/26 dá-nos a localização genérica da CT mas não dava para perceber bem do que se tratava. No entanto o mapa seguinte de 1940 tem mais informação:

Mapa de 1940
Mesma legenda que em cima, mais:
Preto e cinza: 
onde no Mapa de 1925/26 estava indicado ser a Carreira de Tiro (CT)
Esta notícia publicada em 1915 na Revista Colonial explica melhor o que se via no Mapa de 1940 
Construída em 1915 com 600 m. de comprimento 
e dividida em secções de 100 m. para refúgio dos apontadores
Isto quer dizer que haveria seis refúgios e olhando para as marcas na horizontal no mapa de cima vemos: nos extremos norte e sul duas maiores que seriam os limites da CT e entre elas os seis traços espaçados que seriam os refúgios. Contráriamente a um stand de tiro civil/desportivo, esta CT militar era muito longa e  aparentemente por causa dela até cerca de 1940 a actual Av Cabral não tinha sido continuada para norte (quando se fez essa continuação a avenida foi chamada Gen. Teixeira Botelho).

Onde em baixo do que me parece ser a CT está um rectângulo mais ou menos paralelo à Av. Nkrumah, suponho que fosse aí o edifício da FOTO 1 de SR, em que os atiradores deitados lado a lado disparavam para alvos colocados para Norte, e para lá desse edifício tanto na foto como no mapa há outro edifício mais pequeno, pelo que correspondem os dois edifícios na FOTO 1 e no Mapa. No topo da suposta CT do Mapa estaria um monte de terra para proteger a zona mais para norte das balas e deve ser representado pela "lagarta" aí desenhada.

Temos fotos de 1943 ou posteriores que mostram esta zona. Nelas não se vê nenhum edifício onde deveria estar a CT segundo o que apresentei em cima no Mapa e a continuação da actual Av. Cabral para norte estava já aberta. 

FOTO 2 - vistas aéreas da Carreira de Tiro em 1943 ou depois
Vista mais ou menos para poente = oeste, norte à direita
Verde: Rua da Nevala, actual Nkrumah
Laranja: Pero d'Alenquer, actual Cabral 

continuada para norte pela Gen. Teixeira Botelho.
Preto e cinza: onde devia estar a CT de 1929.
Branco: talvez a CT de cerca de 1940 em diante
Pode-se ver na FOTO 2 que na esquina nordeste do cruzamento entre as actuais Avs. Nkrumah (verde) e Cabral (laranja) havia um terreno vazio e era aí onde devia ter havido o edifício da CT da FOTO 1. Na FOTO 2 por aí há uma construção para a direita do terreno vazio mas é uma residência. Também na direcção marcada no Mapa de 1940 que eu deduzi fosse para os alvos da CT havia uma rua e edifícios, por isso na altura desta foto já não havia a Carreira de Tiro de 1929. Olhando no entanto para a FOTO 2 parece-me que o que pode ter acontecido foi ter-se deslocado a CT um pouco mais para norte. Pode-se ver na direcção onde marquei uma linha branca um edifício a sul e ao fundo algo que poderiam ser os alvos. De qualquer maneira o que me chamou a atenção foi haver ali um espaço longo e livre.

A FOTO 3 é da mesma série da FOTO 2 e com ela pode-se ver a tal zona que poderia ser a nova CT pós 1939-1940 de posição ligeiramente diferente da da FOTO 2.


FOTO 3 - vistas aéreas da cidade cerca de 1939

Verde: Rua da Nevala, actual Nkrumah
Laranja: Pero d'Alenquer, actual Cabral

continuada para norte pela Gen. Teixeira Botelho.
Branco: talvez a Carreira de Tiro de cerca de 1940 em diante
Após esta complicada "investigação" fica a dúvida sobre onde era exactamente a Carreira de Tiro de 1929 e o que lhe aconteceu depois (será que por volta de 1940 mudou-se ligeiramente para norte ou foi para outro local mais afastado da cidade?). Mas com o que se confirmou acho que conseguimos elucidar os pontos básicos duma parte interessante da história da cidade.

Comentários