Dum artigo de revista inglesa datado de Janeiro de 1903, uma foto que nunca antes tinha visto dum edifício que acho importante mostrar, apesar da má qualidade.
Casa da Companhia das águas e reservatório elevado em Reuben Point = Ponta Vermelha (PV) cerca de 1903 |
Na tabuleta consegue-se ver em cima ABASTECIMENTO D'ÁGUAS DE LOURENçO MARQUES e em baixo CONCESSÃO E.F. TISSOT. Tissot foi o primeiro concessionário mas pouco depois o contracto passou para a Delagoa Bay Waterworks Company's que era uma subsidiária da Delagoa Bay Development Co (DBDC). Note-se na foto o tamanho minúsculo do reservatório, que pelos padrões actuais de consumo devia servir para umas duas casas e aqui era para servir um bairro (e que pouco antes antes tinha sido uma vila).
Mapa da companhia das águas em 1906=1910 Vermelho: Reservatório para RB=PV em cima da barreira |
Por isso a rua do edifício da foto de cima será ou a azul ou a verde marcadas no mapa. Este local era próximo de onde havia a estação do Cabo Submarino e onde muito depois foi construído o Liceu Salazar/actual Josina. No mapa vê-se que mais em baixo da barreira havia outro reservatório. |
Complemento com texto sobre a distribuição de água à cidade do livro "The Key To South Africa: Delagoa Bay" de Montague George Jessett (MGJ) publicado em 1899 agora disponível em pdf no site da Universidade de Toronto. O autor tentava mostrar que haveria todo o interesse em o Reino Unido comprar ou alugar Lourenço Marques por causa do seu porto e por isso atribui-lhe todos os pontos positivos possíveis, aqui sobre a água que na altura não era ainda explorada pela DBDC (começou em 1903) mas pelo francês Tissot como na foto e como se diz aqui. Noto que a linguagem usada por MGJ será chocante em termos actuais no que se refere aos nativos.
O artigo desta revista apresentava duas outras fotos já conhecidas e dos irmãos Lazarus pelo que suspeito que a do depósito de água também seja mas tenha andado escondida da net "à borla" em que todos navegamos. Há fotos deles numeradas para cima de 200 por isso haverá ainda algumas desconhecidas por aí bem guardadas.
Rua Consiglieri Pedroso, vista da Praça 7 de Março |
Comentários